Post

a tarde desta segunda-feira (10/7), estudantes do Curso de Direito da Faculdade Cesusc conheceram a sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. Com o programa "Por dentro do MPSC", promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), os 14 alunos de diferentes turmas do curso conheceram a estrutura da instituição e participaram de palestras. 

As professoras Christiane Kalb e Silvia Varella buscaram o "Por dentro do MPSC" para que os alunos pudessem saber mais sobre como a instituição funciona. Os acadêmicos já visitaram outros órgãos públicos por meio do projeto de extensão da Faculdade Cesusc "CesuLaw.lab", que incentiva os participantes a procurarem estágios nessas instituições desde o começo da graduação. "A gente sabe que atuar nas Promotorias de Justiça é o sonho profissional de muitos alunos, então, ter experiência com estágios nessa área é bastante interessante", destacou Christiane.  

Os acadêmicos foram recebidos no auditório da sede do MPSC, que muitos alunos ainda não conheciam pessoalmente. Esse foi o caso das alunas da segunda fase Marlana Cabral de Jesus e Anabela de Rocha Sampaio, que disseram estar ansiosas para conhecer o trabalho do MP. "Seria um sonho trabalhar no Ministério Público de Santa Catarina", comentou Anabela.   

Post

Após ouvirem as boas-vindas da Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, Lucia Anilda Miguel, e assistirem a um vídeo institucional sobre o papel do MP na sociedade, os estudantes participaram de uma palestra conduzida pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Lucas dos Santos Machado.  

Durante a conversa, ele contou sobre sua trajetória profissional na área do Direito e falou sobre a importância das experiências que teve no MPSC antes de se tornar Promotor de Justiça.  

A visita continuou com um passeio virtual pela Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira. A visita à Casa Bocaiuva não ocorreu devido ao mau tempo, mas ainda assim, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história de Florianópolis por meio da apresentação da Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, que falou sobre as duas casas tombadas, a Bocaiuva e a do Barão. Ao final, todos receberam um kit do programa "Por dentro do MPSC", contendo uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial.   

Sobre o programa 

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC". O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.  

Grupos interessados em participar do programa devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação. Clique aqui e saiba mais sobre o "Por dentro do MPSC".