Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) voltou a realizar os programas Cultivando Atitudes e Por Dentro do MPSC. Os programas de extensão fortalecem os vínculos da instituição com a sociedade catarinense, especialmente entre crianças, adolescentes e universitários. Suspensos nos últimos dois anos em função da pandemia de covid-19, o Cultivando Atitudes - voltado para estudantes do ensino básico - e o Por Dentro do MPSC - direcionado a alunos de ensino superior - foram retomados e estão disponíveis para escolas e universidades interessadas.  

Tanto o Cultivando Atitudes quanto o Por Dentro do MPSC obtiveram êxito em suas propostas até o início da pandemia. Antes da interrupção, o Cultivando Atitudes alcançou mais de 8 mil crianças e adolescentes de todas as regiões do estado. Já o Por Dentro do MPSC proporcionou 18 visitas guiadas de cursos de graduação à sede da instituição. Ambos são desenvolvidos pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão (GEPER), vinculada ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).   

Para a Gerente da GEPER, Lucia Anilda Miguel, o retorno dos programas de forma presencial representa "a retomada de dois importantes programas da Instituição, os quais visam, diretamente, à aproximação, cada vez mais, do MPSC com a sociedade, por meio da educação na sua origem. Com o Cultivando Atitudes, um membro vai até uma unidade escolar e interage com os alunos; e, no Por Dentro do MPSC, estudantes universitários nos visitam e têm a oportunidade de conhecer, um pouco mais, a Instituição. Estávamos ansiosos por essa retomada: a sociedade e o MPSC."

Conheça mais sobre cada programa:  

Post

Cultivando Atitudes 

Semear noções de cidadania entre crianças e adolescentes é a missão que o Cultivando Atitudes cumpre nas escolas de todo o estado. O programa estimula o exercício de direitos e mostra a importância do protagonismo da sociedade civil, ao mesmo tempo em que expõe as funções do MP. Entre 2019 e 2020, 8.750 alunos foram alcançados pelo programa, que executou ações em 36 comarcas. 

As atividades nas escolas são conduzidas por Promotores de Justiça locais, que fazem apresentações e entregam para os alunos kits com mochila ecológica, marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Nos vários modelos de lápis-semente estão impressas frases de incentivo à cidadania; na ponta, sementes de plantas frutíferas que podem ser plantadas pelos alunos depois que o lápis acabar. 

Uma das escolas visitadas pelo programa fica em Campo Erê. À época Promotor de Justiça daquela comarca, Guilherme Brito Laus Simas comentou sobre a conversa que teve com os alunos. "Falamos sobre fornecimento de bebidas alcoólicas e drogas a adolescentes, além de infrações cometidas pela internet, como o cyberbullying, entre outros atos infracionais recorrentes na comarca", disse o Promotor de Justiça, que hoje é titular da Comarca de Imaruí. 

Para participar do projeto, basta que a escola interessada em receber a visita do Promotor ou Promotora de Justiça contate o MPSC, por meio da GEPER, pelo e-mail geper@mpsc.mp.brClique aqui e saiba mais sobre o Cultivando Atitudes.

Por Dentro do MPSC 

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar desse programa, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. 

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pelo Espaço Arte Catarinense e pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC.  

Antes da pandemia, 18 grupos de universitários participaram das visitas guiadas do Por Dentro do MPSC e conheceram um pouco mais sobre a instituição. Clique aqui e saiba mais sobre o Por Dentro do MPSC

Grupos interessados em participar do Por Dentro do MPSC devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para confirmação. Acesse o formulário aqui.