Post

O programa "Por dentro do MPSC" promoveu mais uma visita guiada pela estrutura do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Florianópolis. Realizada pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), a visitação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (9/11), recebeu acadêmicos de Direito da Unochapecó.

Cerca de 40 estudantes entre a quarta e a décima fases do curso foram recebidos no Edifício Campos Salles. Para Joana Clara Rauber Machajewski, que está na quarta fase do curso de Direito em Chapecó, a experiência foi esclarecedora. "Às vezes, a gente tem o entendimento leigo de que o Ministério Público é apenas o acusador e até o pintamos como o carrasco da Justiça. Com o que vimos aqui, pudemos entender que é justamente o oposto, o que me fez inclusive cogitar fazer o concurso para entrar no MPSC no futuro", disse.

Em uma palestra interativa e aberta para perguntas, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Ana Luísa de Miranda Bender Schlichting, falou sobre sua trajetória no MPSC e as experiências que teve na carreira.

Post
"Quando estamos na faculdade, muitas vezes ainda não temos a total dimensão do que é o Direito, e estar dentro de uma instituição como o Ministério Público pode nos mostrar a importância desse trabalho e fazer com que nos apaixonemos ainda mais por essa profissão", declarou a Promotora de Justiça.

Dauana Cardoso da Silva, acadêmica da última fase do curso, viu na fala da Promotora de Justiça uma percepção da realidade. "Percebemos que não é do dia pra noite que a gente passa em um concurso e que é preciso abdicar de muita coisa para chegar lá. Foi uma conversa muito realista, que não tirou a esperança de ninguém e nos fez acreditar que, estudando e nos dedicando, sempre podemos conseguir", afirmou.

A Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, Lucia Anilda Miguel, explicou aos estudantes como funcionam os concursos para ingresso na carreira do MPSC, as possibilidades de trabalho e oportunidades que a Instituição oferece. Os alunos também assistiram a um tour virtual pelas dependências da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, tendo em vista que a visita ocorreu no Edifício Campos Salles.

Post

Em um vídeo informativo, os acadêmicos ainda receberam noções da atuação do MPSC e conheceram melhor os processos da Instituição. Além disso, a Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, fez uma apresentação sobre o patrimônio cultural do MPSC.

Ao final do encontro, foram entregues exemplares do livro "Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950", organizado pelo Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos em parceria com o Setor de Memorial, para os professores que acompanharam a turma e dois para serem sorteados entre os universitários presentes.

Os estudantes também receberam um kit do programa "Por dentro do MPSC", incluindo uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma cartilha e livros produzidos pelo Setor de Memorial.

Sobre o programa

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC", que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão: geper@mpsc.mp.br.