Post

Mais universitários conheceram a Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, nesta quinta-feira (26/9), por meio do Programa "Por dentro do MPSC". O programa é promovido pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Na visita guiada, uma turma do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), do campus de Florianópolis, participou de palestras e conheceu a estrutura da Instituição.   

Os 14 estudantes estão entre a sexta e a oitava fase do curso e foram recebidos na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados da Administração Superior "Aor Steffens Miranda". Os alunos fazem parte do Núcleo de Prática Jurídica da UNISUL e foram acompanhados pela professora Aline de Camargo Martins. Para ela, a visita é muito importante para mostrar "a prática real daquilo que os alunos aprendem em sala de aula".  

A experiência de conhecer o interior da Instituição foi animadora para as estudantes Nicolly Ribeiro Daniel da Silva e Bruna Marcelino de Mesquita, que só conheciam a fachada da Instituição em Florianópolis. Para Nicolly, saber como funciona o MPSC pode ajudá-la a escolher o ramo do Direito que irá seguir após estar formada. "Eu estou muito aberta às possibilidades. Com a visita, espero aprender mais sobre o que acontece no Ministério Público para saber o que fazer no futuro", disse a estudante.  

A turma foi recepcionada pela Diretora do CEAF, Lara Peplau, que deu às boas-vindas e apresentou a Sala de Sessões aos estudantes. Além disso, também falou sobre as provas orais do 43º Concurso Público de Ingresso na Carreira do MPSC, que estão sendo realizadas nesta semana, e convidou os alunos a assistirem às argumentações dos candidatos do concurso, após a palestra.  

Post

Em seguida, os estudantes assistiram a um vídeo institucional de apresentação do MPSC para conhecerem as atribuições e as áreas de atuação da Instituição na sociedade. A visita continuou com uma palestra conduzida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting.   

A Promotora de Justiça falou sobre sua trajetória profissional e sobre suas experiências na carreira. Além disso, também falou sobre a importância do estágio durante a formação acadêmica e motivou os alunos a continuarem estudando. "Tudo é possível e atingível, é só a gente se esforçar para conseguir alcançar nossos objetivos", enfatizou.

 Após a palestra, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Biblioteca "Ruy Olympio de Oliveira" ao assistirem a um vídeo e ouvirem a apresentação da Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi sobre o patrimônio cultural. Ao final da participação, os acadêmicos receberam do Ministério Público um kit do programa "Por dentro do MPSC", que consiste em uma mochila com uma cartilha sobre a Instituição, um bloco de anotações, uma cartilha e livros produzidos pelo Setor de Memorial.        

Sobre o programa   

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC", que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da Instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.     

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão: geper@mpsc.mp.br.