Post

Na manhã desta sexta-feira (26/4), estudantes da nona e décima fases do curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) fizeram uma visita ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para conhecer o Edifício Campos Salles e dialogar com membros e servidores da instituição. A iniciativa faz parte do programa "Por dentro do MPSC", organizado pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão (GEPER). 

Confira imagens da visita na galeria do Flickr.   

Os 36 alunos foram recepcionados pela Gerente da GEPER, Lucia Anilda Miguel, que apresentou a missão, a visão e os valores do MPSC, bem como as atribuições da instituição, citando exemplos de atuação em diversas áreas. Três vídeos pedagógicos foram exibidos aos acadêmicos de Direito. "A atuação do Ministério Público é ampla, diversificada e fundamental para a organização da nossa sociedade. Atuar como fiscal das leis e na tutela dos direitos coletivos, por exemplo, demonstra quão grandiosa é a responsabilidade o MP", disse. 

A visita continuou com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Promotor de Justiça George André Franzoni Gil. Acompanhado da Assessora de Gabinete Franciele Pelozin, que dividiu algumas de suas experiências em mais de 10 anos no MPSC, o Coordenador do CAT apresentou um pouco de sua trajetória como membro do Ministério Público catarinense, instituição em que atua desde os 23 anos de idade.  

Post

"A carreira jurídica traz muitos desafios, principalmente no tocante ao atendimento público, pois lidamos com histórias. Exercer o Direito é pensar no próximo e ter sensibilidade para compreender o que se passa com as pessoas, seja com uma vítima ou até mesmo com um réu", afirmou o Coordenador do CAT ao falar da responsabilidade da atividade de um Promotor de Justiça.  

O Coordenador apresentou as competências técnicas do Centro de Apoio Operacional Técnico, citando as áreas de conhecimento que são tratadas pelo setor no suporte às atividades das Promotorias de Justiça de todo o estado. Também enfatizou a relevância da prática para o aprendizado dos alunos. "Seja no MPSC ou no Poder Judiciário, recomendo o estágio como forma de `colocar a mão na massa'. É no dia a dia que o conhecimento é construído, ao ver a teoria sendo aplicada", concluiu.  

O professor Ricardo Marcelo de Menezes, que conduziu os estudantes na visita, citou a importância do contato dos alunos com o MPSC. "Acompanhar o relato de um Promotor de Justiça, que dividiu com os alunos um pouco de sua trajetória, inspira os alunos a seguirem uma carreira como membros da instituição", disse.  

Entre os estudantes, Anderson Nardi, que é dentista em sua primeira formação e cursa Direito para ampliar seus conhecimentos como professor universitário, destacou como a oportunidade foi proveitosa para adquirir conhecimento sobre a o MPSC. "De onde eu venho, percebemos a autoridade e o respeito que as pessoas têm pela figura do Promotor de Justiça, e hoje tivemos a oportunidade de conhecer de perto a atuação de Promotores e Procuradores de Justiça e outros funcionários. Depois de uma visita dessas, fica muito claro que a teoria que eu tinha aprendido até então se tornou um conhecimento mais palpável, que me faz pensar em futuramente me aproximar mais das pessoas do Ministério Público", afirmou.  


Post

Os acadêmicos ainda tiveram contato com a residente em Administração Carolina Machado Dias Cardoso, que trouxe informações acerca das oportunidades de estágio e residência e sobre como funcionam os processos de seleção para os estudantes que desejarem ingressar na instituição.  

Concluindo as apresentações, a Chefe do Setor de Memorial do MPSC, Priscila Melina Finardi, realizou algumas dinâmicas com o grupo para reforçar a importância do patrimônio histórico. "Quando pensamos em nossas lembranças, imagens surgem em nossas mentes, como obras de arte, monumentos ou paisagens, mas o patrimônio histórico vai além disso. A nossa cultura catarinense, por exemplo, é repleta de patrimônios históricos imateriais, que são aqueles que nos remetem aos saberes, às celebrações e às demais formas de expressão". Priscila apresentou, como exemplo, um cesto produzido com vime, uma toalha de renda e uma bala de coco queimado, tradicional de Florianópolis. Os doces foram distribuídos para todos os participantes.  

Ao final, os alunos conheceram a biblioteca Ruy Olímpio de Oliveira, localizada no térreo do Edifício Campos Salles. Na visita, foram recepcionados pelo servidor Murilo Mauro Silveira, Analista em Biblioteconomia, que apresentou a estrutura e parte do acervo disponível ao público. Os estudantes também receberam kits do programa, compostos por uma sacola personalizada, um caderno de anotações e materiais informativos sobre o Ministério Público de Santa Catarina.   

Sobre o programa      

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC", que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.       

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a biblioteca Ruy Olympio de Oliveira.  

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão: geper@mpsc.mp.br.