Post

Estudantes do curso de Direito da UniSociesc, campus Blumenau, estiveram na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, nesta terça-feira (30). O grupo, formado por mais de 50 acadêmicos, conheceu a estrutura da instituição e participou de palestras, em uma visita realizada por meio do programa "Por Dentro do MPSC".   

As turmas foram recebidas no auditório do MPSC, onde participaram de uma palestra com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), Douglas Roberto Martins. O Promotor de Justiça detalhou as áreas de atuação da instituição, explicou seu papel constitucional e orientou os estudantes sobre o exercício de direitos e da cidadania. Martins também tirou dúvidas e conversou com os participantes sobre questões como os programas de estágio e residência do MPSC e a carreira de Promotor de Justiça.   

"Foi uma visita muito acolhedora", comentou a estudante do nono semestre Adrieli Bogler. "Conseguimos visualizar o plano de carreira, as possibilidades de ingresso e manutenção dentro do Ministério Público e também foi uma visita que quebrou o distanciamento que nós sentíamos como acadêmicos em relação ao cotidiano do MP", completou.   

A acadêmica do décimo semestre Bruna Eduarda Laurindo acrescentou que a visita possibilitou ver as várias frentes nas quais o MP atua e ter um panorama sobre a instituição. "Aqui tivemos não só uma visão sobre a carreira de Promotor de Justiça, mas sobre tudo aquilo que envolve esse universo, os fatores que são importantes para quem quer ingressar na área, além de outras questões com que a gente nem sempre tem contato e que aqui conseguimos visualizar na prática", pontuou.   

Adrieli, Bruna e os demais estudantes da UniSociesc também conversaram com a Gerente de Biblioteca, Andrea Aparecida Silva, que guiou o grupo em uma visita virtual à Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, e com a Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, que conduziu os acadêmicos até a Casa Bocaiúva e a Casa do Barão, locais onde conheceram um pouco da história do MPSC. Todos os visitantes receberam um kit do programa, que consiste em uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial.

sobre o programa

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por Dentro do MPSC, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. 

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pelo Espaço Arte Catarinense e pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC. 

Antes da pandemia, 18 grupos de universitários participaram das visitas guiadas do Por Dentro do MPSC e conheceram um pouco mais sobre a instituição. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.      

Grupos interessados em participar devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com no mínimo 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação.