O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.
Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site.
Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.



Post

Estudantes do curso de Direito da UniSociesc, campus Blumenau, estiveram na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, nesta terça-feira (30). O grupo, formado por mais de 50 acadêmicos, conheceu a estrutura da instituição e participou de palestras, em uma visita realizada por meio do programa "Por Dentro do MPSC".   

As turmas foram recebidas no auditório do MPSC, onde participaram de uma palestra com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), Douglas Roberto Martins. O Promotor de Justiça detalhou as áreas de atuação da instituição, explicou seu papel constitucional e orientou os estudantes sobre o exercício de direitos e da cidadania. Martins também tirou dúvidas e conversou com os participantes sobre questões como os programas de estágio e residência do MPSC e a carreira de Promotor de Justiça.   

"Foi uma visita muito acolhedora", comentou a estudante do nono semestre Adrieli Bogler. "Conseguimos visualizar o plano de carreira, as possibilidades de ingresso e manutenção dentro do Ministério Público e também foi uma visita que quebrou o distanciamento que nós sentíamos como acadêmicos em relação ao cotidiano do MP", completou.   

A acadêmica do décimo semestre Bruna Eduarda Laurindo acrescentou que a visita possibilitou ver as várias frentes nas quais o MP atua e ter um panorama sobre a instituição. "Aqui tivemos não só uma visão sobre a carreira de Promotor de Justiça, mas sobre tudo aquilo que envolve esse universo, os fatores que são importantes para quem quer ingressar na área, além de outras questões com que a gente nem sempre tem contato e que aqui conseguimos visualizar na prática", pontuou.   

Adrieli, Bruna e os demais estudantes da UniSociesc também conversaram com a Gerente de Biblioteca, Andrea Aparecida Silva, que guiou o grupo em uma visita virtual à Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, e com a Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, que conduziu os acadêmicos até a Casa Bocaiúva e a Casa do Barão, locais onde conheceram um pouco da história do MPSC. Todos os visitantes receberam um kit do programa, que consiste em uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial.

sobre o programa

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por Dentro do MPSC, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. 

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pelo Espaço Arte Catarinense e pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC. 

Antes da pandemia, 18 grupos de universitários participaram das visitas guiadas do Por Dentro do MPSC e conheceram um pouco mais sobre a instituição. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.      

Grupos interessados em participar devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com no mínimo 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação.