Post

Mais de 40 estudantes das fases finais do curso de Direito da UniSociesc de Joinville conheceram a estrutura e o funcionamento da sede do Ministério Público, em Florianópolis, na tarde de terça-feira (8/11). A visita ocorreu por meio do programa "Por dentro do MPSC" e proporcionou aos futuros profissionais um tour pelo MP catarinense, no qual os alunos participaram de palestras e visitaram as dependências da Instituição.

No auditório do MP, os acadêmicos foram recepcionados pela Promotora de Justiça Analú Librelato Longo, que explicou o papel constitucional da Instituição e orientou os visitantes a respeito do exercício de direitos e da própria cidadania. O Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Marcionei Mendes, também conversou com os estudantes e respondeu a perguntas. 

Guiados pelo servidor Murilo Mauro Silveira, a turma ainda fez uma visita virtual pela Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e, depois, ouviu a servidora Priscila Melina Finardi, que falou sobre patrimônio e memória e conduziu os estudantes até a Casa do Barão e a Bocaiúva. No fim do passeio, cada aluno recebeu um kit do programa Por dentro do MPSC, contendo uma mochila com uma cartilha sobre a Instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial. 

Post

Acadêmico do décimo período do curso de Direito da UniSociesc, Pablo Lopes é um dos estudantes que cogita seguir carreira no Ministério Público. Interessado nos temas relacionados à ordem tributária, ele disse que a visita foi positiva para conhecer mais sobre as frentes de atuação do MPSC. "Achei a visita bem interessante. Nos deu uma nova visão mais ampla sobre como é a atuação no Ministério Público e quais são os órgãos dentro da Instituição. A palestra permitiu que a gente visualizasse se nos encaixamos dentro do perfil de Promotor de Justiça e deu um norte para o pessoal que ainda não decidiu qual caminho seguir", comentou o estudante. 

Sobre o programa

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por dentro do MPSC, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da Instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. 

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC, e pela Casa do Barão, atual sede do CEAF. 

Grupos interessados em participar do Por Dentro do MPSC devem enviar e-mail para geper@mpsc.mp.br. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação.  

Clique aqui e saiba mais sobre o Por dentro do MPSC.