Post

Pela primeira vez desde o começo da pandemia, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu um grupo de estudantes de ensino superior para uma visita guiada na sede da instituição. O passeio, que marcou a retomada das atividades presenciais do programa Por dentro do MPSC, ocorreu na tarde desta terça-feira (5/7), data em que 24 universitárias estiveram na sede do MP catarinense.

Acadêmicas do curso de Direito do Centro Universitário Univinte (Fucap), de Capivari de Baixo, as estudantes fizeram a visita acompanhadas por duas professoras, depois de agendarem o passeio pelo programa Por dentro do MPSC. No mesmo dia, o grupo também visitou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e a Assembleia Legislativa (Alesc).

Estudante do sétimo período, Moniéli Moreira estava empolgada com a visita. "É sempre muito interessante, porque agrega muito valor para a gente como acadêmica de Direito. Aqui no MPSC acredito que seja tudo muito válido para nós. Vamos sair da teoria para a prática e vivenciar um pouco do MPSC e acredito que vai ser muito bom", enfatizou a estudante, no começo da atividade.

Edilaine Andrade também é acadêmica do sétimo período e falou sobre a expectativa de conhecer a sede do Ministério Público de Santa Catarina. "A expectativa é ver na prática o que a gente estuda, ou seja, a parte teórica e a realidade física do espaço, daquilo que a gente tanto exercita em sala de aula. Vamos poder conhecer a estrutura, a história e um pouco mais sobre a atuação do Ministério Público", comentou.

Post

Moniéli, Edilaine e as demais estudantes inicialmente participaram de uma conversa com o Procurador de Justiça Murilo Casemiro Mattos, Coordenador do Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GEVEC), que explicou o papel constitucional da instituição e orientou as visitantes a respeito do exercício de direitos e da própria cidadania. O Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Promotor de Justiça Marcionei Mendes, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, também falaram às acadêmicas, comentando a função dos Centros de Apoio Operacional e destacando o papel de iniciativas do MP catarinense como o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (Neavit) e Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e de Intolerância (Necrim).

Depois das falas iniciais, as estudantes conheceram a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, em uma visita virtual coordenada pela Gerente de Biblioteca, Andrea Aparecida Silva. Ao fim do passeio, guiadas pela Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, foram até a Casa Bocaiúva, onde conheceram um pouco da história do MPSC. Todas as acadêmicas receberam do Ministério Público um kit do programa, que consiste em uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial.

sOBRE O PROGRAMA

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por dentro do MPSC, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pelo Espaço Arte Catarinense e pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC.

Antes da pandemia, 18 grupos de universitários participaram das visitas guiadas do Por dentro do MPSC e conheceram um pouco mais sobre a instituição. Clique aqui e saiba mais sobre o Por dentro do MPSC.     

Grupos interessados em participar do Por dentro do MPSC devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação.