Post

Na última quarta-feira (4/12), aconteceu a solenidade de encerramento das primeiras turmas do programa Observador Social Mirim (OSMirim) na EEB Paulo Schieffler, em Caçador. O programa tem o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e, no encerramento, contou com a presença da Promotora de Justiça Roberta Ceolla Gaudêncio de Moraes. O evento teve a participação dos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, além de professores, educadores e representantes da sociedade civil.  

No evento, a Promotora de Justiça Roberta Ceolla Gaudêncio de Moraes destacou a importância do programa na formação de uma sociedade mais consciente e responsável. "Trata-se de uma ação muito interessante e importante, já que desenvolve, nas crianças e jovens, desde cedo, noções básicas de cidadania participativa, respeito à ética e valores básicos, além de apresentar-lhes a possibilidade de controle social das ações dos poderes públicos", afirmou. 


Post

No programa, os alunos participaram de atividades que estimularam o entendimento do papel do cidadão na sociedade e na economia. Ao final do evento, eles receberam certificados de participação. 

O Observador Social Mirim é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de noções de cidadania e educação fiscal, com a participação de crianças e jovens das escolas públicas e privadas. O projeto tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, ética e transparente, na qual desde cedo as crianças saibam a importância de cuidar do bem público e valorizá-lo, assim como levar noções básicas sobre orçamento público e tributos.  

O programa visa não apenas educar os alunos sobre questões fiscais, mas também estimular a participação ativa e crítica nas ações do governo, formando cidadãos mais engajados na fiscalização e no controle social das atividades públicas. A solenidade de encerramento simbolizou o sucesso dessa primeira etapa, que promete continuar impactando positivamente a formação de jovens conscientes e preparados para o futuro.