Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) possui um programa para incentivar as empresas a cumprirem a legislação que rege a contratação de aprendizes. É o Trabalhando Juntos, que está presente em várias regiões do estado para capacitar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade para o primeiro emprego. Esse programa foi lançado oficialmente em Fraiburgo, em uma audiência que reuniu 33 empresas.

O evento foi realizado na semana passada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo, que atua na área da Infância e Juventude. O local escolhido foi a Associação Empresarial do município (ACIAF). Representantes do poder público estiveram presentes e se comprometeram dar suporte ao processo.

"A legislação determina que as empresas contratem jovens aprendizes, mas muitas delas ainda não cumprem essa determinação. Queremos assegurar o respeito a esse direito, visando, ainda, à redução da demanda de situações de vulnerabilidade social na região", diz a Promotora de Justiça Rafaela Mozzaquattro Machado.

Post

O programa irá qualificar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. As aulas acontecerão no Centro de Integração Empresa-Escola (instituição qualificadora parceira), a partir de maio deste ano. A ética, a cidadania e o crescimento pessoal e profissional sustentam a grade curricular.

"Existem muitos adolescentes e jovens querendo uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Paralelamente, as empresas precisam de mão de obra. O objetivo do Trabalhando Juntos é quebrar barreiras, capacitando esses adolescentes e jovens para suprir as necessidades das empresas", conclui a Promotora de Justiça.

O Trabalhando Juntos é uma iniciativa do MPSC, e conta com a parceria do poder público, iniciativa privada, entidades qualificadoras, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho.