PostEm casa, no trabalho ou no trânsito: os lugares que frequentamos diariamente também podem ser palco de situações de emergência. Em momentos como estes, ser capaz de oferecer atendimento inicial às vítimas pode ser crucial para salvar vidas. Foi pensando nisso que os servidores das Promotorias de Justiça da Comarca de Xanxerê participaram, na última quarta-feira (27/3), de um curso de primeiros socorros.  

O treinamento foi ministrado pelo 3º Sargento Picolotto, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Durante a manhã, os servidores aprenderam noções básicas de atendimento, como avaliar a cena de um acidente, analisar os sinais vitais e sintomas da vítima, diferenciar emergências médicas e traumáticas e acionar o serviço especializado (SAMU ou Corpo de Bombeiros).  

"O treinamento em primeiros socorros mostrou-se necessário a partir de uma situação concreta ocorrida na recepção das Promotorias de Justiça de Xanxerê, que serviu para constatarmos que não estávamos preparados para um atendimento a ferido. Agora, estamos minimamente orientados¿, considera a Promotora de Justiça Ana Cristina Boni.

Números de emergência 

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: 193 

Polícia Militar: 190 

Polícia Rodoviária Federal: 191 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): 192 

Polícia Civil: 181 

Polícia Militar Rodoviária: 198