Durante a atividade, os estudantes, que têm entre 10 e 16 anos de idade, são divididos em grupos e devem responder a diferentes questões sobre o tema. Para estimular a participação, o grupo que responder de forma mais completa e destacar palavras-chave importantes ganha uma premiação simbólica ao final.
O impacto foi evidente nas escolas participantes. A Diretora do Centro de Educação Objetivo, Doris Faccina Mior, observou uma mudança significativa na compreensão dos alunos: "A partir disso, a gente notou que muita coisa mudou, que os casos diminuíram e que as crianças têm essa noção. Quando acontece alguma coisa, eles mesmos já dizem: 'Olha, cuidado que você também é responsável por isso'".
Já a Assessora de Educação da EEB Rudolfo Luzina, Suzana Rovadoscki, destacou como o projeto abriu espaço para discussões importantes: "Após a dinâmica, nós percebemos que os nossos alunos começaram a parar e refletir. 'Será que é isso mesmo que eu quero fazer? Será que eu gostaria que fizessem isso comigo? Como vai ser a consequência na vida desse meu colega e na minha vida também?'", disse.
A forma como o tema foi abordado, por meio de um quiz, é inédita no âmbito do Ministério Público e foi aprovada pelos estudantes. Amanda Giachini Arisa, de 14 anos, afirmou que "mudou muito a forma de pensar, porque eles nos mostraram muito sobre o impacto que o bullying causa e o que essas situações, essas falas, essas atitudes podem trazer para a vida de uma pessoa".
"Antes eu percebi que várias pessoas chamavam as pessoas de nome, essas coisas. Depois dessa palestra, elas entenderam que isso não era nada legal", contou Ana Luíza Salvatori, de 10 anos.