A Promotora de Justiça Analú Librelato Longo passou a compor um grupo de trabalho no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O grupo de trabalho foi instituído dentro da estrutura do CONAFAR - Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público. O comitê tem o objetivo de direcionar as ações relacionadas à implantação da Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva no Ministério Público brasileiro, conforme as disposições da Recomendação CNMP nº 54/2017.  

O grupo de trabalho visa promover estudos e apresentar propostas e ações voltadas à estruturação, gestão administrativa e funcional e visibilidade da atuação dos núcleos de composição nos ramos e unidades do Ministério Público. 

Analú avalia a designação como estratégica para o MPSC, uma vez que, com sua participação no grupo de trabalho, poderá conhecer as experiências de outros MPs e estudar o assunto com profundidade, trazendo para o MP catarinense o que há de mais atual e eficiente sobre resolutividade. "Quem ganha com isso, em última análise, é comunidade catarinense, que poderá ser atendida por um MP mais assertivo, eficiente e preparado para ouvir os anseios da população", disse. 

A Promotora de Justiça, enquanto esteve à frente 29ª PJ da Capital, iniciou um projeto-piloto de composição nos processos judiciais que tramitam há mais de 15 anos. A iniciativa, em apenas um ano, reverteu valores significativos ao FRBL e reafirmou os pilares de um Ministério Público resolutivo: pacificar conflitos, resolver casos antigos para direcionar energia a problemas atuais e aproximar as pessoas dos seus direitos como cidadãos. 

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com a Promotora de Justiça Analú Librelato Longo, que fala sobre suas expectativas para esta nova etapa.

Faça o download do áudio aqui!