Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou ativamente do fórum "Estratégia Nacional de Atuação do Controle Externo da Atividade Policial". O encontro promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ocorreu na última semana (27 e 28 de março), na sede do Conselho, em Brasília.  

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, se reuniu com membros de outras 23 unidades do Ministério Público brasileiro para estreitar as relações na temática do controle externo da atividade policial. O encontro contou com trocas de experiências e de desafios em comum, visando buscar soluções que sirvam de referência nacional. 

"O evento foi uma importante oportunidade para conhecer as diversas realidades locais acerca da atuação no controle externo da atividade policial, bem como para nos debruçarmos sobre os pontos definidos como prioritários para a elaboração de estratégia nacional de atuação, com o objetivo de aprimorar o controle externo e garantir a eficiência na persecução criminal", defendeu a Coordenadora do CCR. 

Durante o encontro, os membros dos Ministérios Públicos se reuniram em oficinas de trabalho para priorizar os eixos temáticos, que foram definidos em "guarda municipal" e "inquéritos policiais represados". Cada integrante, incluindo a Promotora de Justiça do MPSC, teve a oportunidade de manifestar seu ponto de vista e sua realidade local, visando a construção coletiva do plano de ação, além da futura execução e monitoramento deste plano.