Post

Uma carreira dedicada à preservação do meio ambiente foi a motivação de uma homenagem especial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ao Promotor de Justiça José Eduardo Cardoso. O tributo aconteceu nesta quarta-feira (11/12), durante as comemorações da Semana do MP. No evento, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, o Promotor de Justiça foi homenageado pelos 24 anos de trabalho na Promotoria de Justiça Temática da Serra do Tabuleiro. 

Criada em 2000 como a primeira Promotoria de Justiça Temática do Brasil, a 4ª PJ da Comarca de Palhoça - Temática da Serra do Tabuleiro atua na preservação das áreas de proteção ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina. O parque ocupa áreas nos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes e tem papel fundamental na saúde dos recursos hídricos da região. 

Post

"Minha história com o Parque da Serra do Tabuleiro é antiga. Cheguei em Palhoça aos 28 anos e fui ficando, com a sensação de que algo importante aconteceria. De fato, tivemos um encontro dos Promotores de Justiça da região com o então Procurador-Geral de Justiça, José Galvani Alberton, e, quando começamos a falar do parque e do meio ambiente, ele teve um lampejo e a Promotoria Temática foi criada", disse o Promotor de Justiça José Eduardo Cardoso ao receber a homenagem. "No começo, eu não sabia onde estava me metendo, mas foi um caso imediato de afeição. O parque pegou na minha mão e eu peguei na mão dele, e espero que essa conexão dure por muitos anos", completou. 

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, representando o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, parabenizou o trabalho e a dedicação de Cardoso. "Quando comecei na carreira, o meio ambiente também me acolheu, e o Doutor José Eduardo se tornou uma referência tanto para nós do Ministério Público quanto para toda a sociedade catarinense. Ele atua de forma silenciosa, desenvolvendo ações e trabalhando em prol da justiça territorial e do meio ambiente", declarou. 

Ao longo dos 24 anos como titular da PJ Temática da Serra do Tabuleiro, Cardoso desenvolveu dezenas de ações voltadas à preservação da região. Em 2017, uma das iniciativas da Promotoria de Justiça evitou a construção de um grande empreendimento, que causaria um impacto negativo na área do entorno costeiro de Paulo Lopes. Além disso, a Promotoria de Justiça fez com que as leis municipais que classificavam o território do Parque Estadual como área urbana fossem suspensas. Ações como esta consolidam o comprometimento da PJ Temática e os esforços do Promotor de Justiça José Eduardo Cardoso, que tornou a preservação ambiental seu maior compromisso e o ponto central do seu trabalho. 

Veja mais fotos do evento.