Neste Maio Laranja, mês de prevenção e conscientização sobre os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, o Ministério Público de Santa Catarina atua de diversas formas, inclusive por meio da participação em eventos voltados à comunidade. Na última sexta-feira (16/5), o Promotor de Justiça Vanderley José Bolfe ministrou uma palestra alusiva ao tema em Riqueza, no Oeste catarinense. O evento foi organizado em parceria com a rede de atendimento municipal, contou com a participação de aproximadamente 80 mães, pais e responsáveis e foi realizado no Centro Social Urbano da cidade. O intuito foi orientar as famílias do município sobre a campanha Maio Laranja e a importância de estarem atentas para protegerem os jovens.
O Promotor de Justiça abordou a gravidade dos crimes de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, além da relevância da prevenção e da repressão. Outro ponto citado por Bolfe foi a necessidade de os familiares manterem-se atentos em todos os ambientes frequentados pela criança, como a casa e a escola. "A palestra teve, também, por foco a análise sobre a responsabilização dos pais, tanto sobre o enfoque humanitário, material, mas também disciplinar e penal. Nesse cenário de crimes sexuais, tratei sobre a possibilidade de responsabilização nos casos em que os pais ou responsáveis forem omissos", destacou.
Além da palestra, o evento teve uma apresentação do coral de crianças do município. A psicóloga Kátia Aline Bergmann, uma das organizadoras da iniciativa, ressaltou que "é necessário trabalho contínuo e efetivo com as famílias do nosso município". "A rede de atendimento sente a falta de responsabilização das famílias e esse é um assunto delicado e necessário ser construído. Dessa forma, nosso trabalho com as crianças poderá ser adequado e eficaz", disse.