Post

"Pessoas com deficiência" foi o tema do episódio desta semana do podcast "Momento MP". No programa, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, a Assessora Jurídica do MPSC Thaís Becker Henriques Silveira e a Arquiteta Aline Eyng Savi, que participou de forma remota, conversaram sobre acessibilidade, capacitismo e a atuação do MPSC na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O episódio começou com uma rodada de autodescrição das convidadas e da apresentadora. Em seguida, a Dra. Ana Luisa Schlichting falou sobre a importância desse recurso. "A autodescrição permite que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender as características físicas das pessoas que estão falando e do ambiente. É uma forma de inclusão", disse. A Arquiteta Aline complementou dizendo que também é necessário desenvolver outros recursos de acessibilidade, que contemplem diferentes necessidades.

O programa ainda abordou a utilização do termo "pessoas com deficiência" como outra forma de inclusão. A Assessora Jurídica Thais Becker explicou que a expressão vem de um movimento social e político que entende que o indivíduo deve ser considerado antes da sua deficiência, por isso a ordem das palavras. Ela ainda frisou termos que devem ser evitados: "Não falamos portador porque a deficiência não é algo que a gente pode deixar de lado; ela constitui nossa subjetividade, ainda que não nos reduza apenas a isso. E não é necessidade especial porque esse grupo também compreende pessoas idosas e mulheres gestantes, por exemplo", explicou Thaís.

PostMomento MP

O podcast "Momento MP" é um espaço de divulgação dos resultados e da atuação da instituição. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em uma conversa com linguagem simples e objetiva.

Os episódios são lançados semanalmente, às quartas-feiras. Nos programas são debatidos temas como questões ambientais, acolhimento às vítimas, justiça penal e negocial, acordos de não persecução penal, entre outros.

Cada podcast tem duração média de 30 minutos e para ouvir basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível doYouTube. Assista ao episódio aqui.