MPSC lançará e-books sobre os mandatos dos Procuradores-Gerais de Justiça
No primeiro livro digital da série, serão abordados os mandatos do Ex-PGJ João Carlos Kurtz, que ficou à frente da Instituição por 12 anos.
No próximo dia 3 de abril, às 17h, durante a inauguração da revitalização do Edifício Casa do Barão, em Florianópolis, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançará o primeiro e-book da série sobre os mandatos dos Procuradores-Gerais de Justiça. A obra "PGJ Trajetória e Legado" abordará, na estreia, os mandatos do Ex-Procurador-Geral de Justiça João Carlos Kurtz, que ficou 12 anos à frente da Instituição, antes e depois das mudanças promovidas pela Constituição da República de 1988.
Essa proposta foi idealizada pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e desenvolvida pelo Memorial do MPSC. O primeiro livro a ser lançado, em formato de e-book e cujo planejamento inclui a publicação de livro impresso na sequência, foi editado a partir de pesquisa histórica e, também, de entrevistas com Kurtz.
A iniciativa de registrar em livro a história de cada PGJ à frente da Instituição partiu do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e foi desenvolvida pelo Setor do Memorial do MPSC. João Carlos Kurtz teve papel crucial na estruturação do MPSC e foi o primeiro PGJ eleito. Foi durante a sua gestão, há 30 anos, que o MPSC inaugurou a sede no Edifício Casa do Barão, em Florianópolis, cuja edificação agora passou por reformas. Na terça-feira (25/03), em visita ao PGJ e ao gravar um depoimento para a Comunicação Social (Comso) do MPSC, ele recordou sobre a inauguração, em 1995:
"Na época era o melhor edifício de Santa Catarina, e, no Brasil, o Ministério Público não tinha nada daquilo. Ali nasceu um novo Ministério Público. Se você me perguntar qual é o legado? O legado foi esse. Você começou dando uma casa ao Ministério Público e a partir dali revigorou tudo no Ministério Público", recordou Kurtz.