Está no ar mais um episódio do Podcast "Momento MP". Nessa edição, o Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, e o Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional, Promotor de Justiça Sandro de Araújo, falaram sobre crimes cometidos em ambientes virtuais e segurança institucional no MPSC.

Post

Um dos temas abordados foi o Ato de estruturação da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) que atua para resguardar a segurança dos membros e servidores da instituição. "Apesar da CISI estar há praticamente 15 anos em funcionamento, havia a necessidade de uma conversa mais eficiente com o nosso público, que são os membros e servidores do MPSC. Com o ato de formalização, a estrutura e os serviços ficaram mais transparentes", disse o Dr. Sandro de Araújo. 

Além das questões institucionais, o programa também promoveu um diálogo sobre as ações do MPSC para combater e evitar os crimes em ambiente virtual. O Promotor de Justiça Diego Barbiero explicou sobre a atuação do CyberGAECO, que tem como objetivo enfrentar estes crimes em todo o Estado. "O CyberGAECO foi criado em 2022, com uma das premissas iniciais de ir um pouco além da função de investigar e reprimir. Ele também tem a função de buscar prevenir crimes que podem ser praticados, orquestrados ou executados no ambiente virtual'. 

O Coordenador do CyberGAECO, ainda destacou a Operação Escola Segura, deflagrada em abril de 2023. "A investigação iniciou aqui no CyberGAECO e se expandiu para o país inteiro, identificando pessoas por trás de perfis que realmente estavam planejando atos de violência". 

Durante o Podcast Momento MP, os entrevistados também trouxeram importantes debates sobre proteção de dados, por meio da LGPD e a utilização da Inteligência Artificial na desarticulação de crimes. Assista abaixo o episódio em Vídeo no Youtube do MPSC. 

PostMomento MP 

O Podcast "Momento MP" busca divulgar os resultados e a atuação do Ministério Público de Santa Catarina, enquanto aproxima a sociedade dos temas abordados. As próximas edições vão promover conversas sobre assuntos como acessibilidade, atendimento ao público e a volta do GVEC. Para acompanhar esses e outros episódios do programa, acesse a Rádio MPSC no Spotify ou o canal do MPSC no Youtube. Os episódios vão ao ar semanalmente e têm duração média de 30 minutos.

Assista todos os episódios do Momento MP aqui.

Rádio MPSC

Ouça aqui o episódio completo do Momento MP sobre crimes virtuais.

Carregar arquivo do audio aqui!