Post

O segundo dia do "Seminário Nacional de Inteligência e Segurança Institucional: perspectivas e desafios contemporâneos", promovido pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), se encerrou com sete palestras voltadas às atividades de inteligência e segurança institucional e ao compartilhamento de boas práticas. O evento teve início na quinta-feira (18/4), no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, em Florianópolis (veja aqui como foi a abertura). 

Com a presença de mais de 250 participantes, a programação de sexta-feira se iniciou com a palestra "A importância dos relacionamentos estratégicos e inovação em um programa eficaz de inteligência policial", conduzida pelo Senior Regional Security Officer da Embaixada dos Estados Unidos, Shawn Sherlock.  

O Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí Alessandro Gonçalves Barreto ministrou a palestra "Inteligência cibernética: estratégias e desafios na era digital". Para tratar sobre a inteligência ministerial, o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP/MJSP, Rodney da Silva, também falou sobre o tema.  

A programação contou, ainda, com o Promotor de Justiça Leonardo Romanelli, do GAECO do Ministério Público de São Paulo, que falou sobre "Segurança institucional e a atuação das organizações criminosas". Outra palestra foi intitulada "Memória institucional: independência ou morte!" e foi conduzida pelo Capitão da Polícia Militar do Paraná Gilberto Kummer Júnior. 

O Coronel da Polícia Militar de São Paulo João Luís Mingheti Costa falou aos participantes sobre "Estratégias e perspectivas da inteligência no enfrentamento às organizações criminosas". Para finalizar o evento, o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa, apresentou aos presentes a nova configuração do SISBIN.   

O Coordenador da CISI, Promotor de Justiça Sandro de Araujo, destacou que o evento cumpriu o seu principal propósito: "reunir no mesmo ambiente operadores da inteligência e da segurança institucional para receber conhecimento e para se conectarem". "A qualidade das palestras foi um ponto de destaque, enquanto o interesse dos participantes demonstrou a necessidade do Estado em investir em inteligência. Ao mesmo tempo, os Ministérios Públicos reforçam a percepção de cuidar dos seus ativos", concluiu.

Veja fotos do evento no Flickr aqui