O Promotor de Justiça Albert Medeiros Karl, que esteve no local para entregar o kit da premiação, destacou que "a escola se tornou uma referência no ensino e alfabetização de crianças na idade adequada. Esse prêmio vai estimular, incentivar e potencializar a educação dessas crianças aqui na instituição". O kit da premiação é composto por um tablet, cinco smartphones e canetas coloridas.
No aspecto pedagógico, a unidade de ensino apresenta bons indicadores de desempenho. Segundo dados do IDEB 2023, os anos iniciais alcançaram nota 6,3 e os anos finais, 5,6, refletindo o empenho da equipe pedagógica e o envolvimento da comunidade escolar.
A Diretora da Escola Maria Lovatel Pires, Erli Finta, falou que o prêmio reconhece o compromisso da unidade escolar com a alfabetização na idade certa. "Esse reconhecimento pertence a toda equipe de professores, coordenadores, zeladores e todos da nossa escola, que com muita dedicação e amor tornam possível o direito de cada criança aprender a ler no tempo certo". Ela agradeceu o Ministério Público por apoiar e incentivar ações que valorizam a educação de qualidade.
O aluno do quarto ano do ensino fundamental Yago Holler disse estar feliz com o Prêmio Lume. "Essa conquista mostra que vale a pena se esforçar", comentou. Já a colega de sala Emili Zahara Bento de Lima contou que "vencer este prêmio nos deixou com mais vontade de estudar e aprender cada vez mais".