Qualquer cidadão que tiver interesse em saber quanto custou para Balneário Camboriú a publicidade institucional feita em um site de notícias ou blog de algum colunista vai encontrar a informação no Portal da Transparência do município. O motivo é que, conforme uma orientação feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), esses dados foram tornados públicos pela Prefeitura. 

De acordo com o Promotor de Justiça Jean Michel Forest, que atua na área da moralidade administrativa na Comarca de Balneário Camboriú, antes era divulgado apenas o valor total repassado à empresa de publicidade vencedora de licitação para gerenciar a conta do município, que contrata diretamente as mídias para publicidade institucional. Assim, não era tornado público o valor destinado a cada veículo de comunicação. 

Agora, no Portal da Transparência é possível encontrar os dados por campanha, com veículos de comunicação contratados e o valor individualizado destinado a cada um deles. Assim, qualquer cidadão pode fazer uma consulta e ver quanto cada site recebeu de dinheiro público em forma de publicidade institucional.