Post

Na noite desta segunda-feira (4/12), o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng, recebeu o título de cidadão honorário de Ponte Serrada pelos dois anos de atuação na comarca que abrange o município. A homenagem foi realizada pela Câmara de Vereadores em uma sessão solene.   

Naschenweng recebeu a honraria com emoção. Em sua fala, destacou o carinho pelo município e relembrou os anos em que esteve na Comarca de Ponte Serrada. "A outorga do título de cidadão honorário de Ponte Serrada tem o condão de fazer-me cidadão de toda uma geração de ponte-serradenses, que se orgulham e se vangloriam de ter por berço essa cidade do Oeste de Santa Catarina que aprendi a amar e respeitar como se aqui nascido fosse [...]. Quero manifestar meu agradecimento a todos aqui presentes. O título que ora recebo me confere, além da honra, o dever de consagrar Ponte Serrada e de amá-la mais ainda", agradeceu o Promotor de Justiça.  

Entre 1998 e 2000, quando esteve à frente da Comarca de Ponte Serrada, o Promotor de Justiça realizou diversas ações que fizeram a diferença na sociedade ponte-serradense. Ao todo, foram 411 denúncias, 2.789 atendimentos ao público e 15 atuações no Tribunal do Júri.   

Entre as iniciativas, Naschenweng implantou os programas "Promotoria itinerante" e "Dia do mutirão" e instaurou inquéritos civis públicos referentes ao comércio ilegal de produtos de origem animal e derivados e à venda de combustíveis com preços abusivos.   

Além disso, destacou-se na área da infância e juventude, estruturando o novo abrigo de crianças e adolescentes da Comarca de Ponte Serrada e ajuizando ações voltadas ao repasse de verbas para o Fundo da Infância e Adolescência.   

Outra atuação importante foi quando Ponte Serrada foi atingido por um tornado em 2015. Por meio da Associação Catarinense do Ministério Público, da qual o Promotor de Justiça era presidente, os moradores atingidos foram auxiliados com a doação de 300 sacos de cimento e 17 mil tijolos para a reconstrução das casas.   

A ideia de conceder o título de cidadão honorário ao Promotor de Justiça foi transmitida pelo ex-Prefeito Eduardo Coppini (Duda) ao Vereador Ademar José Alves Pereira, que apresentou o projeto à Câmara de Vereadores.