Post

O Governo do Estado fez a entrega de 21 novas ambulâncias ao SAMU e ao Serviço Inter-hospitalar nesta segunda-feira (24/7). Nove das viaturas foram adquiridas com recursos provenientes do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), cujo Conselho Gestor é presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As demais foram adquiridas por meio de emendas parlamentares da bancada catarinense no Congresso Nacional. 

O FRBL investiu R$ 3,645 milhões na compra de nove ambulâncias que irão compor o serviço especializado para transferência de pacientes da Rede de Atenção as Urgências (RAU) nas regiões de saúde de Santa Catarina.  

São ambulâncias de suporte avançado do tipo D que, juntas a outras sete anteriormente doadas pela iniciativa privada, vão atender às 16 regiões do estado para transferências inter-hospitalares de pacientes de alto risco, que necessitam de remoção especializada com cuidados médicos intensivos. De forma inédita no estado, um dos veículos é adaptado para o transporte de pacientes obesos.

Post

O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, destacou que 99% dos recursos do FRBL são oriundos de acordos celebrados em procedimentos pelos Promotores de Justiça de todo o estado, e que o fundo é gerido de forma democrática, uma vez que o Conselho Gestor, além do Ministério Público, é integrado por representantes e entidades governamentais e não governamentais. 

"É muito importante para o Ministério Público participar ativamente da implementação de uma política pública tão necessária que é a proteção da saúde da população. As ambulâncias destinadas não só pelo MPSC por meio do FRBL, mas pelas emendas parlamentares, vão salvar muitas vidas e melhorar a qualidade do atendimento à saúde. Independentemente da origem dos recursos, quem ganha é a sociedade", considerou Trajano.

Post

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, enfatizou a relevância da inclusão da ambulância adaptada para pacientes obesos, afirmando que "a aquisição de uma ambulância especializada para esse público demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento inclusivo e digno para todos os cidadãos catarinenses, independentemente de suas condições físicas". 

As outras 12 ambulâncias, adquiridas por meio de emendas parlamentares, serão direcionadas à renovação da frota do SAMU 192 em doze municípios, distribuídas da seguinte forma: três Unidades de Suporte Avançado (USA) para Araranguá, Balneário Camboriú e Chapecó; e nove Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Bom Retiro, Bombinhas, Blumenau, Criciúma, Fraiburgo, Itapema, Itapoá, São Lourenço do Oeste e Seara.  

O Governador Jorginho Mello ressaltou que as novas ambulâncias trazem mais qualidade ao sistema de atendimento de emergência em Santa Catarina. "Com essa renovação de frota, o serviço fica mais eficiente, garantindo o acesso rápido e adequado aos cuidados médicos essenciais", destacou. 

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Procurador-Geral de Justiça Fábio de Souza Trajano.

Carregar arquivo do audio aqui!