Post

O Promotor de Justiça Odair Tramontin, que se aposentou em setembro após 35 anos em suas funções, foi homenageado pelo Colégio de Procuradores em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (29/11). O ex-membro do Ministério Público de Santa Catarina recebeu uma condecoração pela dedicação à instituição e aos interesses da sociedade catarinense durante sua atuação como Promotor de Justiça.  Odair Tramontin recebeu a condecoração pelas mãos do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, que destacou a relevância da homenagem e da atuação durante a trajetória do ex-membro na instituição.

"Eu fiz o mesmo vestibular e estive na mesma turma de Tramontin na faculdade. Para mim, não foi nenhuma surpresa ele ter todo esse reconhecimento, não só do Ministério Público, mas de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de se deparar em suas vidas com o homem, o amigo e profissional Odair Tramontin", disse. "Em todas as passagens da sua vida, a referência, a inspiração e o exemplo são constantes. Nós sentimos muito orgulho e agradecemos por todo esse período que viveu em Blumenau e firmou sua liderança na região", finalizou. 

O Presidente da Associação Catarinense do MP, Promotor de Justiça Alexandre Estefani, também participou da homenagem e falou sobre a admiração coletiva dos membros do Ministério Público em relação à atuação de Tramontin na sociedade. "Qualquer instituição é feita de pessoas. As pessoas são feitas de suas experiências, vivências e de sua educação ao decorrer da vida. Tramontin sempre foi um exemplo para todos nós por trazer ao Ministério Público as suas experiências de vida, que permitiram que ele se tornasse um colega que todos nós olhássemos e admiramos por sua postura altiva quando precisava ser, contra o crime, no plenário do júri, de bom senso e diálogo em outras oportunidades, mas sempre uma figura que nos pareceu a todos, e falo pela minha classe, como uma figura de referência para pronta resposta e coragem nos desafios que se mostraram".  

Post

Estefani também destacou sobre o exemplo que Tramontin deixa para as futuras gerações que irão compor a instituição. "Precisamos que as novas gerações tenham bons exemplos de honra, de coragem, de retidão, e de trabalho duro, sério e honesto, não por nós mesmos, mas pelo bem das pessoas as quais nós devemos entregar os nossos serviços", destacou.  

Representando o Colégio de Procuradores, o Procurador de Justiça Andreas Eisele falou sobre a trajetória de vida de Tramontin, destacando os desafios enfrentados até o início da jornada no Ministério Público. "Em Blumenau, Tramontin fez a sua vida e trabalhou toda a sua carreira. Sempre foi a referência dos lugares em que trabalhou. É aquele Promotor que nas cidades do interior, as pessoas não vão ao fórum buscando falar com um Promotor, mas sim com o Promotor de Justiça Tramontin. É a referência da imagem do Ministério Público naquela comunidade". O Procurador também falou sobre as realizações que ainda virão, mesmo após a aposentadoria. "Tramontin sabe que existe o tempo de plantar e o tempo de colher. Ele também sabe que já plantou e colheu muito, mas que a cada ano vem uma safra nova, e o plantio e a colheita, se renovam. Certamente essa aposentadoria não é um momento de descanso, mas uma mudança de safra. Ele continua plantando, porque continua trabalhando da forma que sempre trabalhou, tomando atitudes que tornam a sociedade melhor e, dessa forma, a sua colheita acaba sendo os resultados de toda a sociedade", salientou. 

Feliz pelo reconhecimento, Tramontin falou sobre os anos de atuação no MPSC e suas motivações. "Eu vim de uma realidade que não se ousava sequer sonhar. Mas nos meus maiores devaneios que eu deva ter tido na juventude, eu jamais imaginei que eu chegasse tão longe, eu jamais imaginei que um dia eu fosse digno de uma homenagem dessa envergadura", disse, emocionado.  

Post

A importância de ter construído a vida e a carreira em Blumenau também foi destaque em seu discurso. "Fiz a minha vida no Vale do Itajaí, e hoje deixo a reflexão dessa importância do Promotor de Justiça se fixar mais tempo nos mesmos lugares, porque essas raízes fortalecem, credenciam, e propiciam talvez uma melhor qualidade na prestação dos serviços", apontou. "Eu tenho, apesar de tão breve a minha aposentadoria, o sentimento de que aquilo que a gente leva de uma instituição, a gente leva as grandes amizades, parcerias e histórias que construímos juntos", finalizou o Promotor de Justiça.  

Conheça o homenageado

Tramontin é natural de Campo Erê e iniciou sua trajetória no MPSC em 1985, quando entrou na instituição como estagiário, ainda cursando Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como membro do Ministério Público, sua jornada começou três anos depois, quando assumiu o cargo de Promotor de Justiça substituto em Brusque.

Em 1989, mudou-se para Blumenau para exercer o mesmo cargo, e desde então passou por Pomerode e Indaial e, por último, retornou para Blumenau, onde permaneceu nos últimos 12 anos até a sua aposentadoria, em 26 de setembro. Em 2016, Tramontin assumiu a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), sendo o primeiro coordenador no município.  


Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Procurador Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e os homenageados.

Carregar arquivo do audio aqui!