Post

Todos os anos, os Policiais Militares passam por um processo de revitalização, com aulas teóricas e práticas voltadas ao aprimoramento do trabalho prestado à sociedade. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contribui nesse processo, por meio da troca de informações.

Nesta semana, o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Videira, Rene José Anderle, dialogou com integrantes da 2ª Companhia do 15º Batalhão da PM sobre atitudes que fazem a diferença na busca pela responsabilização de quem comete infrações, como o preenchimento correto e detalhado dos termos circunstanciados durante as ocorrências.

"A investigação normalmente se inicia a partir dos relatos dos Policiais Militares, pois eles são os primeiros a chegarem ao local dos acontecimentos. Nos crimes de menor potencial ofensivo, a prova produzida se limita, muitas vezes, ao depoimento desses policiais. Por esse motivo, a descrição pormenorizada dos fatos faz a diferença no desenrolar da ação penal, desde a formatação da denúncia até o desfecho do caso", explica.

 Nesse contexto, o Promotor de Justiça explicou como preencher os termos circunstanciados em casos corriqueiros, como perturbação do sossego alheio, direção perigosa e resistência à execução de atos legais. Por fim, destacou a importância do uso efetivo das câmeras individuais para fins probatórios.

 "Também tivemos a oportunidade de ouvir os policiais e esclarecer dúvidas. Essa troca de informações foi muito positiva, pois o Ministério Público e a Polícia Militar são instituições parceiras, que estão ao lado da sociedade e buscam o estabelecimento da justiça", conclui.