Post

O Promotor de Justiça Simão Baran Junior, da 14ª Promotoria de Justiça de Chapecó, ministrou uma palestra nesta quinta-feira (22/8). Ele abordou informações, coletadas por meio do programa Dados em Evidência, sobre crimes de abuso sexual. O encontro reuniu 14 coordenadores das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a do programa Frentes de Trabalho do município. 

Durante a palestra, o Promotor de Justiça abordou questões como a tipologia dos crimes, vínculos entre vítimas e abusadores, investigação policial e como funciona o encaminhamento dos processos judiciais de abuso sexual. "O intuito da reunião é promover a criação de política públicas mais refinadas de prevenção e repressão dos crimes de abuso sexual por meio do compartilhamento de dados específicos sobre os crimes ocorridos na Comarca de Chapecó. Isso viabiliza a elaboração de estratégias mais contundentes de combate ao crime", explica o membro do MPSC. 


Post

Para a diretora de Proteção Básica da Secretaria da Família e Proteção Social de Chapecó, Ivana Alberguini, "a conversa aproximou o MPSC da atuação dos Cras e dos Creas. Dessa forma, podemos melhorar o fluxo de trabalho na prevenção dos crimes de abuso sexual e proteção das vítimas". 

Programa Dados em Evidência

Desde 2021 a iniciativa promove a compilação de dados sobre segurança pública em Chapecó. Em 2023, informações relativas a mortes violentas intencionais, disparos de arma de fogo, roubos, abusos sexuais, racismo, injúria racial e preconceituosa e autos de prisão em flagrante foram formalmente apresentadas na primeira edição do Anuário de Segurança Pública de Chapecó. O documento visa contribuir para a prevenção de delitos, fornecendo evidências científicas para a criação e o desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, os dados ficarão acessíveis em breve para a população e para a imprensa por meio de um painel interativo.  

.

Rádio MPSC

Ouça o Promotor de Justiça Simão Baran Junior.

Carregar arquivo do audio aqui!