Post

Reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por meio do projeto MP Cultural foi o objetivo da moção de aplausos entregue à instituição pela Câmara de Vereadores de Xanxerê. A solenidade de entrega ocorreu na última sexta-feira (15/12). O objetivo do MP Cultural - que em 2023 foi responsável pela realização da Semana Literária, do Festival de Teatro e do Festival de Dança no município - foi aproximar o MPSC da sociedade por meio de atividades culturais, estreitando os relacionamentos e promovendo a cultura.  

Para o Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, responsável pelo projeto e que representou o Ministério Público catarinense na solenidade, o recebimento da moção representa a confirmação de que a sociedade está carente e busca ações voltadas à cultura, à cidadania e à educação.  

"Após todo o MP cultural, que compreendeu a etapa das redações literárias, a etapa do teatro e da dança, nós culminamos agora com o recebimento desse reconhecimento pela Câmara de Vereadores, aprovado por todos os vereadores, que são os representantes da sociedade, demonstrando que a nossa sociedade absorveu os efeitos do projeto e que ele produziu vários frutos bons. Estimamos que essa ação cultural possa repercutir por muitos anos ainda, tendo em vista que a cultura representa um incremento na cidadania e a valorização da educação de uma sociedade", disse. 

A moção de aplausos foi proposta pela vereadora Poliane Aparecida da Silva e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. "É uma satisfação poder fazer essa singela homenagem para um órgão tão importante como o Ministério Público, principalmente pelo teor da causa envolvida. Enquanto estávamos acostumados a ver o Ministério Público atuando na defesa da ordem, agora podemos contar com ele ainda mais na nossa comunidade através do meio cultural, incentivando as boas práticas da literatura, da arte e da dança. Agradeço imensamente o órgão pela sensibilidade de se envolver, motivar e estar sempre presente no fomento da nossa cultura", declarou. 

Post

Entidades   

Além do MPSC, integram o MP Cultural o Município de Xanxerê, a Câmara de Vereadores, a Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê, o Serviço Nacional de Aprendizagem, o Serviço Social do Comércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercial, a Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Empresarial de Xanxerê, o Instituto Federal de Santa Catarina, a Polícia Militar de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica.     

Programa Transformação MP 

O projeto MP Cultural faz parte do programa Transformação MP, do MPSC. O programa estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que objetivam ajudar a solucionar problemas na realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas. 

.