Post

O projeto "Construindo Minha Voz" é um dos 19 projetos homologados para participar da 3ª edição do Prêmio José Daura. A iniciativa visa diminuir a incidência e melhorar o acolhimento em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Urubici. Para isso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça de Urubici, busca aprimorar a atuação com a rede de proteção, além de conscientizar a comunidade local e engajar crianças e adolescentes ao debate sobre a prevenção do crime.

A iniciativa, da Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende, surgiu pelo alto número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes constatados na comarca. Para promover essa melhora, são articulados integrantes da Rede de Proteção da Infância e da Juventude, da área da Educação e da Assistência Social. O MPSC trabalha em parceria com a Prefeitura, o Governo do Estado e as escolas estaduais de Urubici.

O projeto promoveu palestras aos adolescentes que frequentam o serviço de convivência da Assistência Social e aos pais de crianças e adolescentes do serviço de Fortalecimento de Vínculos. Outra conquista foi a participação de mais de mil alunos de ensino fundamental e ensino médio em um concurso de redação sobre o tema e as formas de denúncia.

Post

Por sua iniciativa no município de Urubici, "Construindo minha voz" está concorrendo ao Prêmio José Daura deste ano. No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro, durante as comemorações do Dia do Ministério Público.

Prêmio José Daura

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 3ª edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial.