Post

A Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu mais estudantes por meio do Programa "Por dentro do MPSC", promovido pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Desta vez, acadêmicos de diversas fases do curso de Direito da UniSociesc, do campus de Joinville, participaram, na manhã desta terça-feira (3/10), da visita guiada, que contou com palestras e um tour pela Instituição. 

Os estudantes foram recebidos na sala do Pilotis do Edifício Campos Salles. Para a professora Letícia Sandri, que acompanhou os alunos, "a visita proporcionou aos estudantes uma visão expandida em relação à carreira e às oportunidades dentro do Ministério Público. Também mostrou o papel que a instituição desempenha, além da própria história e o que representa o Ministério Público, em especial para Santa Catarina."

A maioria dos acadêmicos ainda não conhecia a Instituição na prática. A aluna Djessyka Djasselly Gattis, da décima fase do curso, já tinha visitado a sede do MPSC em Joinville, inaugurada em maio deste ano, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer a Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. "Eu já tinha bastante interesse no Ministério Público e, com a visita, fiquei ainda mais interessada."

Post

Os estudantes assistiram a um vídeo institucional de apresentação do MPSC para conhecerem as atribuições e as áreas de atuação da Instituição na sociedade. A visita continuou com uma palestra conduzida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting. 

As experiências na carreira e sua trajetória profissional foram os principais assuntos da palestra ministrada pela Promotora de Justiça. Para o aluno da terceira fase Igor de Santana Barreto, a conversa foi muito importante para mostrar uma nova perspectiva em relação aos estudos. "Trazer esses relatos de pessoas que tentaram mais de uma vez (ingressar na carreira do Ministério Público), nos motivam a seguir esse caminho de tentar mais de uma vez, não é algo impossível a ser alcançado", disse.

Foi, também, apresentado um vídeo em que a Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, Lucia Anild Miguel, faz um tour pelas dependências do Edifício-Sede do MPSC, para que os estudantes o conheçam, mesmo que parcial e virtualmente.

Após o vídeo, a Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi fez uma apresentação sobre o patrimônio cultural do MPSC, assim, os alunos também puderam conhecer um pouco mais sobre a Biblioteca "Ruy Olympio de Oliveira" ao assistirem um vídeo preparado pra eles.

Ao final da participação, os acadêmicos receberam do Ministério Público um kit do programa "Por dentro do MPSC", que consiste em uma mochila com uma cartilha sobre a Instituição, um bloco de anotações, uma cartilha e livros produzidos pelo Setor de Memorial.

Sobre o programa

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC", que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da Instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão: geper@mpsc.mp.br.