Post

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o podcast "Momento MP" desta semana trouxe convidadas especiais para conversar sobre experiências profissionais no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), avanços sociais e constitucionais e a atuação do MP na defesa dos direitos das mulheres. As entrevistadas foram a Procuradora de Justiça aposentada e Subcoordenadora do MPSC Mulheres, Rosa Maria Garcia, a Promotora de Justiça Substituta da Comarca de Itajaí Daniela Carvalho Alencar e a Subcorregedora-Geral do MPSC, Cristiane Maestri Böell. 

Quando se tornou a primeira Promotora de Justiça no Oeste catarinense, a Procuradora aposentada Rosa Garcia recebeu muitas reações de surpresa dos colegas. "Foi muito difícil. Eles não estavam acostumados a essa ideia e eu também não estava acostumada a trabalhar com quem não sabia trabalhar com mulher", relatou. 

A Promotora de Justiça Substituta Daniela Alencar destacou o "olhar feminino", que é fundamental na atuação com a sociedade. "É muito importante ter mulheres no Ministério Público. Nós, mulheres, temos uma sensibilidade que ajuda em muitos casos que recebemos", ressaltou. 

A Subcorregedora-Geral do MPSC, Procuradora de Justiça Cristiane Böell, destacou sua vivência nas comarcas para promover a justiça e a equidade de gênero. "Lembro de atuar em um caso de crianças fora da escola. Chamamos a mãe para saber o porquê, e o que vi foi o relato de uma mulher sobrecarregada. Tinha que cuidar dos filhos sozinha, trabalhar e não conseguia dar conta da presença das crianças na escola. Então, questionei: que justiça é esta que quer responsabilizar uma mulher que está nessas circunstâncias?", disse. 

Durante a conversa no podcast, as entrevistadas destacaram as ações do MPSC para promover cada vez mais a defesa dos direitos das mulheres e a atuação em rede com outros órgãos. 

Você confere o programa na íntegra aqui!

Momento MP 

Com episódios semanais, o podcast Momento MP tem o objetivo de divulgar os resultados e a atuação da instituição. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em conversas com linguagem simples e objetiva. Nos programas, são debatidos temas como questões ambientais, acolhimento às vítimas, justiça penal e negocial, acordos de não persecução penal, entre outros. Cada podcast tem duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível do canal do MPSC no YouTube.