Post

O Colégio de Procuradores de Justiça do MPSC elegeu a nova Ouvidora da instituição. A Procuradora de Justiça Rosemary Machado Silva foi eleita por aclamação, em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (31). A nova Ouvidora assumirá o posto para um mandato de dois anos, entre 2023 e 2025. 

Rosemary foi cumprimentada pela Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Gladys Afonso, que presidiu a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça. "Sei de toda sua contribuição com o MPSC em sua carreira e de como suas experiências vão contribuir com a Ouvidoria. Esse é um órgão de destaque, porque recebe as reclamações, mas também é o oráculo da instituição, um canal de duas mãos. Tenho certeza de que, sob suas mãos, a Ouvidoria estará muito bem conduzida", salientou a PGJ em exercício. 

Em suas primeiras palavras após a eleição, a nova Ouvidora agradeceu aos colegas e disse que o atendimento ao público é uma das razões de existir do MPSC. "A Ouvidoria é um órgão que é muito responsável pela representação do MPSC junto da sociedade, porque nossa maior função é essa, estar próximo dos cidadãos. Quero agradecer imensamente a confiança e dizer que estou pronta para arregaçar as mangas e trabalhar. Esta é uma função na qual serei feliz, porque sempre gostei do atendimento ao público", destacou. 

Como Ouvidora, Rosemary sucede o Procurador de Justiça Leonardo Felipe Cavalcanti Lucchese, que esteve no comando da Ouvidoria nas últimas semanas. Lucchese substituiu o então Ouvidor, Procurador Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira, que recentemente assumiu o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. 

Ela comentou sobre a responsabilidade de assumir a Ouvidoria após a gestão de Paulo Cezar, que ficou no posto entre 2019 e 2023. "Suceder o doutor Paulo Cezar é um papel difícil, pelo tamanho de sua contribuição. A Ouvidoria tem esse particular de que cada Ouvidor que lá passou contribuiu para o seu crescimento e fortalecimento, o que aumenta ainda mais o meu compromisso, mas estou pronta e feliz e agradeço muito pela oportunidade", disse a nova Ouvidora. 

Trajetória da nova Ouvidora no MPSC 

Rosemary entrou no MPSC em 1985, iniciando sua trajetória como Promotora de Justiça substituta em Joinville, onde ficou até 1988. Nos anos seguintes, esteve nas Promotorias de Justiça de Barra Velha, Santa Cecília e São Francisco do Sul. Retornou a Joinville em 2000 e lá ficou até 2016, com uma breve interrupção em 2008, ano em que trabalhou em Criciúma. De 2016 a 2022, atuou como Promotora de Justiça na Capital e, em abril do ano passado, foi empossada Procuradora de Justiça. Desde o começo de maio de 2023, atua como Subcoordenadora da Procuradoria Criminal.