Post

Nesta sexta-feira (21/7), a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina comemorou 33 anos de atividade. Na solenidade, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez a entrega de equipamentos para a corporação e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, foi homenageado com a Medalha Raulino Reitz da Polícia Militar Ambiental.  

Os equipamentos entregues, 182 cintos de guarnição com coldre para a pistola Beretta - adquiridos por meio de um convênio entre a PMA e o MPSC, em valor que totaliza cerca de R$ 95 mil -, são suficientes para equipar 100% do efetivo do serviço ativo da corporação em todo o Estado de Santa Catarina.  

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC, Promotor de Justiça Saulo Henrique Aléssio Cesa, considera que a PMA é uma parceira de grande relevância para a atuação do Ministério Público e de todas as demais instituições que amparam o meio ambiente.  

PostDestacou, ainda, que o convênio que advém dessa relação permitiu a entrega de equipamentos para fortalecer a PMA em todas as regiões do estado. "Essa parceria seguirá cada vez mais firme e cada vez mais forte em prol do meio ambiente e da sociedade de Santa Catarina", completou. 

A ocasião também marcou a formatura de 34 alunos do curso de especialização em policiamento ambiental, que teve como objetivo desenvolver e aperfeiçoar Policiais Militares Ambientais em conhecimentos avançados, teóricos e práticos, para que possam agregar novas informações e atuar como componentes de guarnições operacionais, de forma mais eficiente e segura, nas ações de policiamento ostensivo ambiental.

Post

Homenagem  

Na solenidade, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, foi homenageado pela Polícia Militar Ambiental com a Medalha Raulino Reitz. A medalha é entregue pela corporação como reconhecimento a pessoas e instituições que tenham contribuído para o maior brilho ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à causa do meio ambiente ou à Polícia Militar Ambiental.  

Locatelli considerou que a medalha é o reconhecimento não só ao seu trabalho, mas a todo o Ministério Público ao longo das últimas três décadas. "Não houve e não há qualquer instituição com que eu tenha trabalhado mais, com que eu tenha me envolvido mais do que a Polícia Militar Ambiental. O tema ambiental sempre esteve presente na minha carreira, e esse reconhecimento alimenta a alma e faz com que cada vez mais não só a minha pessoa, mas a instituição do Ministério Público também volte seus olhos à defesa do meio ambiente", finalizou.

A Polícia Militar Ambiental

As atividades de policiamento ambiental na Polícia Militar De Santa Catarina iniciaram na década de 1990, com a criação da Companhia De Polícia Florestal. A expansão de suas atribuições foi ocorrendo gradativamente, e logo, passou a denominar-se "Companhia De Polícia De Proteção Ambiental dr. Fritz Müller", em homenagem ao pai da ecologia catarinense.  

Já nos anos 2000, suas atividades estavam expandidas por todo o território catarinense, pela implantação da Guarnição Especial De Polícia Militar Ambiental. Ao final da década de 2000, a guarnição especial foi elevada à categoria de batalhão.  

Foi no ano de 2016, que o Comando-geral da corporação tomou a iniciativa junto ao Governo do Estado, para criar um grande comando, dessa especialidade de policiamento. Com ele, surgiram seus dois batalhões, sendo um em Florianópolis e o segundo em Chapecó.  

Este ano, a Polícia Militar Ambiental comemora seu 33º aniversário, contando com um efetivo cada vez mais especializado, viaturas mais modernas e adequadas ao terreno em que atuam, além de embarcações e materiais de apoio. Hoje, realiza operações com a tecnologia de drones e georreferenciamento, buscando não apenas punir o infrator, mas acima de tudo, instruí-lo e educá-lo, com o foco na preservação ambiental de Santa Catarina. (Fonte: PMA)