O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realiza, neste dia 27, uma live para promover o lançamento oficial da Cartilha para os Familiares e a conscientização da sociedade sobre inclusão e direitos dos autistas. O evento será presencial, a partir das 17 horas, no auditório da sede do MPSC, em Florianópolis, e transmitido por meio do canal da instituição no YouTube.

A programação conta com a participação de Larissa Smith, mãe de autista e coordenadora do Pró-Autismo Floripa, e Adair Alexandre Pimentel, pai de autista, ativista da inclusão de pessoas com autismo e que vem ministrando treinamentos sobre a temática em entidades privadas e públicas, como a Polícia Militar, a qual integra como Chefe do Estado Maior do 7 Comando Regional da Polícia Militar. Eles falarão sobre suas experiências como familiares de autistas e ativismo na causa. O cantor Moriel, da banda Dazaranha, também participará do evento, contando sobre as inspirações que motivaram a composição da música-tema da campanha, "O cubo". 

Os Promotores de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, Coordenador do Centro de Apoio da Infância e da Juventude, e Douglas Roberto Martins, Coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, falarão sobre a cartilha, a importância da campanha e a atuação do MPSC.  

A Cartilha

O lançamento da Cartilha para os Familiares marca o início da segunda etapa da campanha "As Entrelinhas do Autismo", voltada ao aprofundamento dos temas correlatos ao autismo por meio de cartilhas e outros materiais. O objetivo é dialogar com os familiares de crianças e adultos com autismo. O material traz informações importantes sobre essa vivência, que inicia no diagnóstico, mas vai além, envolvendo a própria percepção sobre a experiência da deficiência e o exercício de direitos, como o acesso à educação, à autodeterminação, ao lazer, à saúde e outros.

O documento é dividido em 11 capítulos e traz informações sobre o que é e quais são as principais características do autismo, quem procurar em casos de suspeita da condição, direitos da pessoa autista, inclusão escolar, barreiras e desafios, intervenção e diagnóstico precoce, como desenvolver habilidades de uma pessoa com autismo, o que fazer em momentos de crise, entre outros.

Serviço:

O quê: live lançamento oficial da Cartilha para os Familiares 

Quando: dia 27/4, das 17h às 18h30

Onde: No auditório da sede do MPSC, em Florianópolis. Rua Bocaiúva, 1792, andar térreo. Live também será transmitida pelo canal do MPSC no YouTube.

Público-alvo: aberto a qualquer interessado pelo tema que deseje participar e contribuir com o Evento

A campanha As Entrelinhas do Autismo

SAIBA MAIS

Em sua segunda fase, a campanha do MPSC foi lançada no ano passado com o objetivo de diminuir o estigma em torno dessa condição humana. Por meio de vídeos e postagens nas redes sociais, o MPSC deu início à mobilização e permanece sensibilizando e conscientizando a população, esclarecendo os direitos que protegem as pessoas com autismo.



Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, Coordenador do Centro de Apoio da Infância e da Juventude, e a jornalista Siliana Dalla Costa, mãe de autista, que falam sobre a Cartilha.

Faça o download do áudio aqui!


AUTISMO

Assista aos vídeos no Canal do MPSC no YouTube.