A 30° Promotoria de Justiça da Capital fez uma vistoria nas obras de revitalização da Avenida Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, em Florianópolis. O Promotor de Justiça Daniel Paladino afirma que a inspeção ocorreu para verificar o estágio das obras e principalmente as questões de acessibilidade e segurança para pedestres e motoristas.

"A primeira etapa das obras está quase concluída, faltam apenas as adaptações nas calçadas do lado oposto à UFSC. Então foi uma boa impressão que tivemos ali, o andamento está dentro do prazo", declara Paladino.

Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina para acompanhar a evolução das obras de revitalização da Avenida e fiscalizar a realização das adequações necessárias. Durante a vistoria, o MPSC concedeu mais 60 dias para a finalização da primeira etapa, que inicialmente deveria ser concluída até o dia 30 de abril.

Os trabalhos de revitalização incluem a duplicação com pavimentação asfáltica; a restauração do pavimento de mesmo tipo da pista existente; o melhoramento das alças de acesso e retorno; implantações de passeios e ciclovia bidirecional (nos dois sentidos), no lado da UFSC; além de sinalização viária.

Já para as segunda e terceira etapa há um projeto para a implantação de um sistema binário (que transforma ruas ou avenidas paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, de modo que o trânsito circule por um anel viário) e a realização de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo.