Na região Norte catarinense, na cidade de São Francisco do Sul, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou uma palestra que marcou as atividades do Dia Internacional de Combate à Corrupção.
No encontro com mais de 40 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, o Promotor de Justiça Otavio Augusto Bennech Aranha Alves, da 3ª Promotoria de Justiça, explicou sobre a atuação do MPSC, o que é a corrupção e apresentou exemplos de atos desonestos que prejudicam a vida das pessoas.
Ele tratou dos casos de corrupção que ocorrem em órgãos públicos, mas especialmente dos pequenos atos que são praticados diariamente e que também são considerados errados. "Furar a fila do lanche ou do cinema, não devolver o troco a mais que a pessoa deu e colocar seu nome em um trabalho do qual não ajudou na execução também são considerados atos de corrupção. Precisamos refletir sobre essas ações, para que no futuro não façamos, de maneira desonesta, algo maior", apontou o Promotor de Justiça.
Nos dias 3 e 4 de dezembro, foram realizadas duas palestras na EMEB Prof. Ricardo Hoffmann. Na oportunidade, a Promotora de Justiça Gabriela Arenhardt discorreu sobre o tema, em alusão ao dia 9 de dezembro, que marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção.