Post

O Dia dos Povos Indígenas é na próxima quarta-feira, 19 de abril. Para marcar a data, o Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) traz a Mostra Fotográfica Aranduá, que acontece no Espaço Arte Catarinense, no Hall do MPSC, em Florianópolis, até o dia 28/4. Promovida pela Arteris Litoral Sul, a exposição reúne 30 obras de dez comunidades Guarani localizadas nos municípios de Palhoça, Biguaçu e Canelinha, que fazem parte do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis (CI-PBA). 

As fotografias foram produzidas pelos monitores de comunicação do CI-PBA, sendo um por comunidade, os quais participaram de oficinas de filmagem, fotografia e edição realizadas como uma das medidas amenizadoras do processo de compensação ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis. O objetivo da mostra é apresentar as fotografias feitas do ponto de vista dos Guarani, colocando-os como protagonista, e expor o modo de vida desse povo, como suas características, organização social, cultura, religião e língua.  

Na exposição, também é possível ter contato com a revista de decoração Artesanato Guarani, que visa divulgar a diversidade das peças produzidas por essas comunidades, onde moram mais de 150 artesãos, que possuem o artesanato como a maior fonte de renda.

As ações de comunicação relacionadas ao CI-PBA podem ser consultadas no site Aranduá, disponível neste link, que também é uma iniciativa do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental.   

Espaço Arte Catarinense 

Na sede do MPSC, em Florianópolis, a arte e a cultura catarinenses têm espaço reservado. O Espaço Arte Catarinense, situado no Hall da sede administrativa da instituição, é uma área permanente de exposição de trabalhos feitos por artistas de Santa Catarina que referenciam a história e a cultura do estado.

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com a Chefe do Setor o Memorial do MPSC Priscila Melina Finardi, que faz o convite para a Mostra.

Carregar arquivo do audio aqui!