Post

No início de abril, o Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini representou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em uma reunião na Escola de Educação Fundamental Tiradentes, em Cunha Porã. O objetivo do encontro foi debater sobre ações preventivas de combate ao bullying. A ação, que foi organizada pela direção da escola, também contou com a participação da Associação de Pais e Professores, Secretaria Estadual de Educação e Polícia Militar.  

O Promotor de Justiça explicou que durante a reunião ficou definida a realização de um ciclo de palestras envolvendo todas as instituições, que vai se iniciar na escola Tiradentes e se estender a todas do município: "A reunião foi muito importante para se definir uma abordagem voltada à prevenção, com o fim de conscientizar os alunos sobre as consequências que seus atos podem ter na sociedade. Essa iniciativa, surgida a partir de um momento de crise, reforça a importância de atuações coletivas, que envolvam toda a rede de atendimento. E o Ministério Público, enquanto instituição, tem um papel fundamental na construção dessas práticas, já que tem como compromisso a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes", destaca Morosini. 

A diretora da escola, Vera Dolores Ledur Kempfer, ressaltou a preocupação com o bullying dentro do ambiente de ensino. "É muito importante essa união de forças e, com certeza, teremos um resultado positivo. As palestras serão importantes para conscientizar os alunos e prevenir situações difíceis no nosso dia a dia dentro da escola", disse.  

Já a presidente da Associação de Pais e Professores, Dalva Folmer, enfatizou que a aproximação com o Ministério Público e a Polícia Militar é muito benéfica. "Porque contar com o apoio destas instituições nos dá força e embasamento para que seja feito um trabalho na escola para evitar casos de bullying", afirmou.  

O policial militar e instrutor do Proerd, Jonathan Dalla Corte, salientou que o trabalho realizado junto com o Ministério Público é extremamente importante para toda comunidade escolar. "Isso porque o MPSC acaba nos dando o amparo legal das ações que vamos tomar junto a escola", asseverou.  

Por fim, a representante da Coordenadoria Regional de Educação, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, Darlise Vaccarin Fadanni, agradeceu a disponibilidade do Ministério Público e da Polícia Militar. "Nessa parceria nós conseguimos juntar forças para combater o bullying por meio de um olhar mais educativo", finalizou.