Post

A rede de proteção à criança e ao adolescente de Apiúna, Ascurra e Rodeio intensificou o fortalecimento das ações de combate e de prevenção à violência infantojuvenil no Maio Laranja. Em Apiúna, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e os demais integrantes da rede de proteção local se reuniram para avaliar as estratégias a fim de garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes. 

O aperfeiçoamento da escuta especializada foi um dos assuntos debatidos. Os três municípios têm incentivado os profissionais que atuam na rede de proteção com cursos de aperfeiçoamento de escuta especializada e implementação desse serviço em ambiente adequado em cada município. A escuta especializada é um procedimento de entrevista que garante privacidade à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência. 

A Promotora de Justiça Cristina Nakos instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o aperfeiçoamento da escuta especializada na comarca. O serviço, instituído por lei, deve ser feito em ambiente seguro e adequado. 


Post

Durante o mês de maio, a rede de proteção dos três municípios também ofereceu palestras nas unidades escolares como forma de combater e prevenir a violência. "A criança e o adolescente precisam ter conhecimento sobre o que é a violência, em si, porque, muitas vezes, a violência é normalizada por aquele que convive em ambiente hostil", ressalta a Promotora de Justiça. 

A rede de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é composta por várias instituições, incluindo as governamentais, que atuam em casos de complexidade, para definir estratégias de prevenção a crianças e adolescentes em situação de risco. 

Participaram da reunião em Apiúna integrantes das Secretarias de Educação e Saúde, do Conselho Tutelar, dos Serviços de Família Acolhedora e de Média Complexidade de Apiúna, do Grupo Reflexivo, com homens que praticaram violência, e as vítimas que a sofreram, de instituições que compõem a rede de proteção, além do Prefeito de Apiúna.

 Legenda:  Reunião da rede de proteção na Prefeitura de Apiúna