Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediou na noite desta segunda-feira (08/04) a 20ª edição da premiação Top da Bola, que reconhece os jogadores destaque da temporada 2024 do Campeonato Catarinense. O evento ocorreu dois dias após a consagração do Criciúma como campeão catarinense deste ano. 

Paulo Antonio Locatelli, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, representando o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano abriu a solenidade destacando a parceria entre o MPSC e a Federação Catarinense de Futebol (FCF). "São inúmeras ações conjuntas voltadas a garantir a adequação e segurança do espetáculo, zelando pela efetivação dos direitos estabelecidos desde antes do Estatuto do Torcedor. Vale citar ações como o programa Justiça Presente e o histórico Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado em 2008 pelo atual Procurador-Geral de Justiça, à época Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor na Capital. O TAC regulou, juntamente com a FCF e Associação dos Clubes o cadastro das torcidas organizadas. Em 2010, houve um novo acordo para fixar o controle das condições sanitárias e normas de segurança. Recentemente, ações conjuntas para Torcida Única, fato que não é do agrado, mas que infelizmente se torna necessário por conta dos excessos". 

Locatelli falou ainda sobre a potência pedagógica e existencial do futebol "é notória na vida de todos nós e como tal deve ser incentivada a prática saudável desse esporte em todos os seus segmentos, principalmente o futebol profissional, maior vitrine comportamental pela paixão que atrai como por seus exemplos, atitudes e virtudes", pontuou.  


Post

"No jogo e na vida enfrentamos oscilações, somos resilientes e superamos desafios, necessitamos da coragem para jogar e para viver a vida, precisamos de solidariedade, do incentivo dos amigos para nos apoiar no jogo e na vida, da humanidade que ainda nos resta em quantidade. Por tudo isso, devemos trabalhar juntos buscando garantir que o espetáculo continue brilhando, extirpando do palco dos estádios aquele indivíduo que busca se esconder na coletividade para cometer crimes, para machucar. Esse não é torcedor. Aquele que agride outros torcedores ou jornalistas é um marginal que mancha os gramados catarinenses e fere inocentes, desde os que estão desempenhando suas funções na cobertura dos jogos quanto quem torce e é a razão do espetáculo", enfatizou o Subprocurador. 

Ao encerrar, o Subprocurador-Geral lembrou da atuação do MPSC. "O Ministério Público catarinense está sempre a disposição para ações voltadas a garantir a segurança dos espetáculos, seja por meio de buscar a implantação da biometria facial nos estádios, identificação essa não exigida para estádios com capacidade menor que 20 mil torcedores, mas ainda assim producente que pode ser impactada em conjunto, pois é identificar os autores de delitos, apurar os ilícitos, enfim, cumprir nossa missão constitucional".  

O presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, ressaltou os resultados do Campeonato Catarinense deste ano. "Vamos conhecer a seleção do campeonato, os atletas que se destacaram em suas posições. Mas, indiferente de ser outo ou prata, eu penso que, só pelo fato de chegar até aqui são grandes vencedores. Eu acompanhei de perto quase todos os jogos, 80 jogos dessa competição. Os últimos três meses da minha vida foram sobre ir ao estádio ou assistir na TV. Afinal, pela primeira vez no Catarinense, tivemos 100% dos jogos transmitidos gratuitamente. Foram muitas defesas bonitas assim como foram mais 200 gols marcados. 203 para ser mais exato, com uma média de 2,53 por jogo. Essa edição levou mais de 350 mil torcedores aos estádios além das milhares de pessoas que acompanharam em seus lares. Hoje se fecha mais um ciclo. A edição de 2024 nos deixa lições e aprendizados. Vamos continuar trabalhando forte para construir um futebol catarinense à altura do que os torcedores merecem", disse.

A avaliação que definiu os vencedores foi realizada por profissionais de imprensa que atuaram na cobertura do Catarinense. O prêmio também foi dividido em 10 categorias: goleiro, lateral-esquerdo, lateral-direito, zagueiro, volante, meia, atacante, treinador, árbitro e assistente. O Top da Bola premiou as seleções de ouro e prata, além do atleta revelação e o craque do campeonato. Para conferir a lista completa de vencedores, acesse o portal da FCF. .