Diante das repetidas reclamações de consumidores acerca da retenção de seus valores investidos na X Capital Bank Soluções e Tecnologia Ltda, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma Notícia de Fato Criminal para apurar a ocorrência de crimes de estelionato e contra a economia popular supostamente cometidos por representantes da empresa.

De acordo com a 29° Promotoria de Justiça (PJ) da Capital, a qual possui atribuição regional na defesa do consumidor, diversas pessoas se dirigiram ao PROCON Municipal de Florianópolis por se sentirem lesadas pela atuação da empresa. Algumas delas, inclusive, relatam aportes financeiros de valor bastante elevado.

Segundo as informações obtidas, a X Capital Bank ofereceu para seus clientes oportunidades de financiamento que não deram o retorno esperado. Assim, a empresa teria retido os valores com o argumento de que as perdas se deram em razão de "certa manobra arriscada de investimento".

O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto também está abrindo um procedimento cível para apurar os fatos, agregando todas as pessoas que procuraram a Promotoria de Justiça e o PROCON Municipal, visto que os elementos trazidos indicam a existência de diversas reclamações de pessoas se sentindo lesadas pelas práticas da mesma empresa, o que pode indicar a possível atuação com esquema de pirâmide financeira. Mendonça afirma que "no procedimento será verificada, inclusive, a eventual prática dessa situação em outras cidades, tomando-se medidas para proteger os consumidores que tenham sido lesados".

Além dos procedimentos abertos pela 29° PJ, também foi requisitado à Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) a instauração de inquérito policial para investigar o caso no âmbito criminal.