Acontece nessa semana a 7ª edição do Encontro de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), evento nacional focado em debater desafios da transformação digital. E o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) tem espaço de destaque na programação, já que um grupo de representantes da instituição integra as atividades do encontro expondo as iniciativas em andamento no MP catarinense.
Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC) do MPSC, Paulo Cesar Allebrandt participou de uma das mesas de debate na tarde de terça-feira (7). Ao lado de representantes de outras unidades do MP, Allebrandt falou sobre mudanças no cenário de tecnologia antes e depois da pandemia, tendência de investimentos e segurança da informação, infraestrutura tecnológica e computação em nuvem, além de discutir tendências para 2023.
Ao expor as iniciativas do MPSC, o Coordenador da COTEC destacou o incremento de tecnologias na instituição durante a pandemia, como o aumento da velocidade média de internet de 16 megabytes por segundo em 2019 para cerca de 100 megabytes por segundo atualmente.
Allebrandt também falou do planejamento para uso de tecnologias de nuvem e dos projetos vinculados ao programa de inovação aberta, que buscam usar hiperautomação e inteligência artificial para produção automática de documentos, identificação automática de dados dos processos e de licitações com indícios de fraude.
"O evento facilita a troca de experiências entre os Ministérios Públicos sobre inovação e tecnologia, contribuindo na identificação de soluções e práticas que podem ser compartilhadas", salientou o Coordenador da COTEC.