Acontece nessa semana a 7ª edição do Encontro de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), evento nacional focado em debater desafios da transformação digital. E o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) tem espaço de destaque na programação, já que um grupo de representantes da instituição integra as atividades do encontro expondo as iniciativas em andamento no MP catarinense.

Post

Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC) do MPSC, Paulo Cesar Allebrandt participou de uma das mesas de debate na tarde de terça-feira (7). Ao lado de representantes de outras unidades do MP, Allebrandt falou sobre mudanças no cenário de tecnologia antes e depois da pandemia, tendência de investimentos e segurança da informação, infraestrutura tecnológica e computação em nuvem, além de discutir tendências para 2023. 

Ao expor as iniciativas do MPSC, o Coordenador da COTEC destacou o incremento de tecnologias na instituição durante a pandemia, como o aumento da velocidade média de internet de 16 megabytes por segundo em 2019 para cerca de 100 megabytes por segundo atualmente.

Allebrandt também falou do planejamento para uso de tecnologias de nuvem e dos projetos vinculados ao programa de inovação aberta, que buscam usar hiperautomação e inteligência artificial para produção automática de documentos, identificação automática de dados dos processos e de licitações com indícios de fraude.

"O evento facilita a troca de experiências entre os Ministérios Públicos sobre inovação e tecnologia, contribuindo na identificação de soluções e práticas que podem ser compartilhadas", salientou o Coordenador da COTEC.

Na quarta-feira (8), foi a vez do Coordenador do Núcleo de Inovação e presidente do Comitê Estratégico de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar, e do Gerente de Ciência de Dados e Inovação, Rodrigo Figueiredo Brellinger. Ambos participaram do painel "Inovação nos MPs e TCEs", Zattar representando o Conselho Nacional do MP e Brellinger, o MPSC. "Foi uma ótima oportunidade para  compartilharmos as experiências do nosso Laboratório de Inovação", disse Brellinger. "Como há outros MPs começando esta jornada agora, é importante falarmos de nossos acertos e, principalmente, dos nossos erros. Também falamos da importância da rede InovagovSC para acelerar a inovação em órgãos públicos", destacou o Gerente de Ciência de Dados e Inovação.
Post

Já no fim da tarde de quarta-feira, Zattar ainda ministrou uma palestra no evento. Com a apresentação intitulada "Gestão de Mudança", o Coordenador do Núcleo de Inovação do MPSC destacou a necessidade de as instituições terem estruturas e planejamento que permitam uma rápida adaptação às mudanças impostas por fatores externos, como novas leis e tecnologias, "bem como incentivar a cultura da inovação para que sejam permanentemente formas de fazer as atividades de forma diferente para fazer melhor", disse. 

Além de Zattar, Allebrandt e Brellinger, a comitiva do MPSC também foi composta pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng. 

Sobre o Enastic 

Organizado pelo Judiciário Exponencial, o Enastic 2023 segue até esta sexta-feira (10). Neste ano, o evento é sediado pelo MP da Bahia, mas parte da programação é transmitida on-line, pelo canal do Judiciário Exponencial no YouTube. Clique aqui e veja o que foi publicado. 

O Enastic ocorre desde 2017 e já foi realizado em parceria com o MPSC, MPRS, MPPR, MPSP e MPMG, além do MPBA, na atual edição. A iniciativa busca estimular a troca de informações sobre inovação, educação e transformação digital entre as unidades do Ministério Público e dos Tribunais de Contas dos estados.