Post

Com o propósito de promover a educação e conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, bem como promover a melhor compreensão das pessoas em relação à atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o GVEC discutiu na tarde desta sexta-feira (09/02) a retomada de dois projetos de sucesso desenvolvidos pela instituição: "Cultivando Atitudes" e a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". A ideia é modernizar os cases ao momento atual e fortalecer o trabalho de difusão junto aos públicos de interesse. 

O Coordenador do GVEC, Procurador de Justiça Onofre José Carvalho Agostini, reconheceu a qualidade das iniciativas atuais, principalmente pelo potencial ampliado das ações em relação a propostas anteriores, o que permite uma abordagem mais ampla de temas importantes. "Um MPSC mais proativo, atuando dentro das escolas, podemos demonstrar para as gerações futuras que vale a pena ser honesto, que vale a pena ser o mocinho. Precisamos ser protagonistas nesse processo", destaca.  

A apresentação mais aprofundada dos projetos ficou por conta da professora Lucia Anilda Miguel, Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, e do Coordenador de Comunicação Social (COMSO) do MPSC, Carlos Rocha dos Santos. Após a explanação sobre a origem e o panorama atual em que se encontram, abriu-se a discussão acerca de sugestões e alinhamentos em relação aos públicos-alvo, conteúdo adequado, material didático e mobilização dos Promotores de Justiça no atendimento às demandas.    

Post

A próxima reunião do GVEC deve ocorrer em 30 dias para que as propostas discutidas avancem e permitam a implantação efetiva das ações. 

Os integrantes do Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC) - que conta com o suporte técnico e administrativo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais - foram designados pelo Procurador-Geral de Justiça Fábio de Souza Trajano no Ato nº 0791/2017/PGJ.    

Sobre os projetos  

Cultivando Atitudes 

O projeto que em 2018 alcançou cerca de 9 mil alunos em todo o estado consiste na interação direta dentro das escolas, entre Promotores de Justiça e alunos de diferentes faixas etárias, com o propósito de discutir valores, atitudes, direitos e deveres. Na ocasião das visitas eram entregues kits contendo acessórios escolares, sendo que cada kit apresenta um lápis que na extremidade carrega uma pequena cápsula com sementes para plantio. Os lápis possuem cores variadas de acordo com os temas descritos para discussão. 

O que você tem a ver com a corrupção? 

A campanha criada em 2002, que em 2004 conquistou prêmio internacional junto à Organização das Nações Unidas (ONU), trazia temas de grande relevância ligados à Ética e Cidadania, ambientados na vida do personagem Zé Moral. Agora, com nova proposta, o personagem ganhou nova identidade, se casou e teve dois filhos, além do cachorrinho mascote da família. A ideia é ampliar os temas de discussão a partir de personagens bem estruturados e que se identificam de forma mais ampla com a sociedade em geral.  

Participaram da reunião:  

  • Onofre José Carvalho Agostini - Coordenador do Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC), Procurador de Justiça 
  • Paulo Antonio Locatelli - Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais 
  • Durval da Silva Amorim - Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos 
  • Ana Luísa de Miranda Bender Schlichting - Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Promotora de Justiça 
  • Lara Peplau - Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotora de Justiça 
  • Marina Modesto Rebelo - Coordenadora Estadual do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), Promotora de Justiça 
  • Eder Cristiano Viana - Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE), Promotor de Justiça 
  • André Teixeira Milioli - Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), Promotor de Justiça 
  • Carlos Rocha dos Santos - Coordenador de Comunicação Social (COMSO) 
  • Lucia Anilda Miguel - Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão 
  • Raíza Alves Rezende - Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Comarca de Urubici 
  • Caroline Cabral Zonta - Promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Camboriú 
  • Marcelo de Tarso Zanellato - Promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Justiça da Capital