Post

Refletir sobre os insucessos na condução de projetos de inovação e Tecnologia da Informação no Ministério Público para construir habilidades no planejamento, desenvolvimento e implantação de iniciativas no MP. Esse é o principal objetivo do "Guia Infalível para Fracassar em Projetos de TI e Inovação no Ministério Público", lançado nesta terça-feira (24/10) pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O documento foi apresentado no Expojud 2023, maior congresso de tecnologia, inovação e Direito do Brasil, realizado em Brasília. 

A publicação apresenta cases reais de fracassos no ecossistema da inovação e tecnologia, propondo uma análise dos aprendizados construídos para que os erros não se reproduzam novamente em outros projetos. 

Em junho, o CPE, em parceria com o MPSC e com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), promoveu a dinâmica "Fábrica de Fracassos" durante o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. Com a dinâmica, MPs de todo o Brasil tiveram a oportunidade de compartilhar projetos não exitosos e refletir sobre os erros e lições aprendidas. 

A construção do guia teve como inspiração os casos apresentados e o workshop realizado a partir da atividade, que identificou as possíveis razões para os insucessos na condução de projetos. 

"A verdadeira inovação e transformação surgem da capacidade de aprender com os erros - sejam eles nossos ou não - e aplicar esse aprendizado de forma proativa. E somente através do aprendizado contínuo é que que poderemos aprimorar a qualidade e a eficácia de nossas iniciativas, reforçando nosso compromisso com a excelência institucional", disse o presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho.  

O guia 

De forma irônica, o guia direciona o foco aos fracassos, destacando as principais razões pelas quais os projetos não alcançam êxito. Além disso, a publicação também aborda o que os membros e servidores envolvidos em projetos de inovação e TI devem fazer ao planejar e executar a implementação de iniciativas.  

Assim, o material trata sobre os principais vilões de um projeto identificados na dinâmica "Fábrica de Fracassos", como a falta de visão estratégica e falta de alinhamento da área técnica com a área de negócios. Além da identificação dos vilões, o documento também fala sobre como eles atuam, o que os fortalece e o que os enfraquece. 

O guia argumenta que ao identificar esses agentes de fracasso, é possível construir estratégias para diminuir seus efeitos nocivos. Ao final, são apresentadas as principais lições aprendidas para que os erros não se repitam em projetos futuros.  

Para acessar o guia completo, disponível na página do CNMP, clique neste link.