O Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, participou da abertura da 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) na tarde desta quinta-feira (21/11), em Florianópolis. O evento reunirá até sábado (23/11) governadores dos Estados do Sul e Sudeste que irão debater temas comuns a todos e buscar soluções que melhorem a vida da população. Procuradores Gerais de Justiça do Ministério Pública estadual dos Estados do Sul e Sudeste também participam.
A reunião do COSUD de Santa Catarina é realizada no Costão do Santinho. A solenidade de abertura foi marcada por discursos de união entre os Estados para fortalecer políticas públicas conjuntas no País.
O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio Trajano, ficou encarregado de falar na abertura do COSUD em nome dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados do Sul e Sudeste. Segundo o chefe do MPSC, o Ministério Público pode sim contribuir com uma atuação efetiva contra as organizações criminosas, assim como nas ações preventivas e mitigatórias dos impactos ocasionados pelas catástrofes ambientais, temas que, segundo ele, são trabalhados pelo Ministério Público em cada Estado.
"Em nome dos Procuradores-Gerais de Justiça aqui presentes, quero dizer que é uma honra e um privilégio participar das reuniões do COSUD, por isso agradeço aos governadores pela oportunidade. Aproveito para anunciar em primeira mão que, nesta sexta-feira (22/11), celebraremos um convênio histórico e de extrema importância, em nossa avaliação, que será o compartilhamento do modelo de trabalho de Santa Catarina, colaborativo e de harmonia entre todas as forças de Segurança e demais entidades públicas e privadas. É efetivamente esse modelo que o COSUD quer implantar. Nossos agradecimentos e o nosso desejo de continuarmos juntos em busca de um país cada vez melhor", disse Trajano. A parceria entre os Estados e os MPs será para o combate ao crime organizado e atuação conjunta em eventos climáticos.
A abertura contou também com discursos do prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto; do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Cid Goulart; do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal; do deputado federal Jorge Goetten, que representou a Câmara dos deputados e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello."Que a gente possa discutir aqui assuntos e temas que todos nós lutamos no santo dia. O Brasil vive em ebulição, em transformação, em realização. Encontros como esse nos dá legitimidade, nos dá força para trabalharmos em conjunto e ajudarmos esse Brasilzão a ser cada vez mais forte", afirmou o governador de Santa Catarina.
Câmaras temáticas
Serão tratados nas reuniões e câmaras temáticas assuntos como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano. Ainda, na abertura, discursaram os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e do Paraná, Ratinho Júnior. Também discursaram o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza e o secretário chefe da Casa Civil de São Paulo, Arthur Lima, que representou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli também esteve presente na abertura do evento.