Proporcionar atendimento psicológico e tratamento psicanalítico, sem custo, às vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, especialmente vítimas de violência de gênero e de abusos sexuais, é o objetivo do serviço de atendimento psicanalítico que será lançado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Chapecó. O serviço resulta de uma parceria com a Escola de Estudos Psicanalíticos e o lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira (24/11), às 18 horas, no auditório da prefeitura.  

Durante o lançamento, será realizado também o I Seminário sobre Violência e Direitos, em que ocorrerá uma mesa de debates com a participação do Promotor de Justiça Simão Baran Junior e dos psicanalistas Conceição de Fátima Beltrão Fleig, Mario Fleig e Návia Terezinha Patussi.  

"É preciso reconhecer que as vítimas de crimes no país vêm sendo negligenciadas pelo sistema de justiça criminal, em seus vários aspectos. Uma das carências encontradas é o atendimento individual para terapia, pois o mais comum é encontrarmos trabalhos em grupos. Por isso, a parceria com a escola de estudos psicanalíticos vai ser um importante ponto de apoio para vítimas no Município de Chapecó", destaca o Promotor de Justiça.  

Como funcionarão os atendimentos? 

O atendimento às vítimas ocorrerá em uma sala cedida pelo MPSC e de acordo com as possibilidades de horários dos profissionais voluntários com agendamento prévio. As vítimas poderão ser encaminhadas pelas Promotorias de Justiça da comarca, Delegacias de Polícia ou pelos órgãos de atendimento do município.  

Serviço 

O quê: lançamento serviço de atendimento psicanalítico para vítimas de violência  

Quando: 24/11/2023, às 18h 

Onde: no auditório da Prefeitura de Chapecó - Av. Getúlio Dorneles Vargas, 957S, Centro