Post

"Tenho um grande interesse em abrir minha própria empresa e acredito que o projeto vai me ajudar a dar esses primeiros passos". Com apenas 13 anos, Iasmin Sofia Menegasso já demonstra o espírito empreendedor. A adolescente participou, neste mês de abril, da aula inaugural do grupo de empreendedorismo do projeto Aprender a Empreender, desenvolvido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste.  

Realizado na sala de inovação da Prefeitura, o encontro reuniu estudantes dos oitavos e nonos anos da rede municipal de ensino e representantes de instituições parceiras, como as Secretarias Municipais de Educação e de Comunicação, o SEBRAE, agências bancárias, escolas de idiomas, universidades, além de aproximadamente 30 empresários locais. Pais e responsáveis também estiveram presentes. 

O principal objetivo da aula inaugural foi formalizar a parceria entre instituições públicas, privadas e a comunidade escolar para fomentar o espírito empreendedor entre os jovens. A proposta é oferecer aos estudantes não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades comportamentais que os ajudem a identificar oportunidades, tomar decisões e transformar ideias em ações concretas - seja no desenvolvimento de novos projetos ou na continuidade de negócios familiares. 

Post

De acordo com o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, responsável pela iniciativa, "o projeto Aprender a Empreender busca despertar nos estudantes o senso de responsabilidade social e a capacidade de pensar soluções inovadoras para o mundo em que vivem". "Mais do que formar empreendedores, queremos contribuir para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, críticos e atuantes na transformação da realidade ao seu redor", explica. 

A partir de agora, os alunos terão encontros mensais com o apoio de profissionais da Unochapecó, da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Oeste (ACISLO) e do SEBRAE. A programação do projeto inclui ainda visitas técnicas, viagens de estudo e atividades dinâmicas, com o objetivo de tornar o aprendizado mais prático e próximo da realidade do mercado. Para facilitar o acompanhamento das atividades, foi criado um grupo no WhatsApp com os estudantes e seus responsáveis, que receberão atualizações e orientações ao longo do ano. 

Post

O que os alunos pensam sobre o grupo de empreendedorismo? 

"Estou muito ansiosa e confiante em relação ao grupo. Tenho um grande interesse em abrir minha própria empresa e acredito que o projeto vai me ajudar a dar esses primeiros passos. Acho muito legal essa dinâmica de podermos expor nossas dúvidas e receber orientação para seguir em frente". - Iasmin Sofia Menegasso, de 13 anos

"Está sendo uma experiência incrível, que está agregando muito. Minha expectativa é sair do projeto com a cabeça mais formada, com uma visão mais clara sobre o que é empreender. Estou muito feliz com essa oportunidade e tenho recebido muito apoio e incentivo dos meus pais". - Érica Cristine Machado, de 15 anos 

"No projeto de empreendedorismo, temos a oportunidade de conhecer empresários, conversar, fazer perguntas e aprender como se portar nesse ambiente. Essa troca de ideias é muito enriquecedora. Tenho certeza de que tudo o que estamos vivendo vai nos preparar para o futuro. Sou muito grata ao projeto, que está me tornando uma pessoa melhor, e espero que ele cresça cada vez mais". - Larissa Hoffman Rosa, de 14 anos

"Decidi participar do grupo de empreendedorismo porque estou curioso e quero construir o melhor futuro possível para mim e para a minha futura empresa. Espero aprender a lidar com os principais desafios do empreendedorismo e a desenvolver habilidades de administração. Meu objetivo é cursar faculdade de Farmácia e, no futuro, abrir a minha própria farmácia".Vitor Martins, de 14 anos

Sobre o projeto Aprender a Empreender

O projeto "Aprender a Empreender", desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), busca combater a evasão escolar e preparar jovens para o mercado de trabalho em São Lourenço do Oeste. Implantado na rede municipal de ensino por meio de um termo de ajustamento de conduta firmado com a Prefeitura, o projeto oferece aulas semanais de empreendedorismo para alunos do oitavo e nono anos, abrangendo escolas da área urbana e rural, públicas e particulares. A iniciativa também conta com oficinas extracurriculares em parceria com empresas locais e foi reconhecida em 2024 com o Prêmio José Daura, que valoriza práticas inovadoras do MPSC. 

Em 2025, o "Aprender a Empreender" foi ampliado para atender um número maior de estudantes, com a coordenação da professora Rosi Mari Brandalize de Miranda e o apoio de novos docentes. A proposta visa estimular a criatividade, o protagonismo e a inovação entre os jovens, integrando a educação tradicional à formação empreendedora. O projeto terá duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogado, e a fiscalização do seu cumprimento será realizada pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca, com previsão de multas em caso de descumprimento das obrigações assumidas. 

Programa Transformação MP

O projeto "Aprender a Empreender" faz parte do programa "Transformação MP", do MPSC. O programa estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que ajudem a solucionar problemas na realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas.