Post

Cursos de ensino superior em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo de todo o estado foram convidados a somar forças com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na atuação em prol da acessibilidade. Apresentada nesta segunda-feira (21), a proposta do MPSC consiste em uma parceria para oportunizar aos estudantes a vivência prática de conhecimentos teóricos por meio das vistorias de acessibilidade em locais que são objeto de investigação do MPSC. 

O projeto foi apresentado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Ana Luisa de Mirada Bender Schlichting, em reunião com diretores das instituições de ensino, coordenadores de curso e professores. O que o MPSC busca é que cada curso de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina forneça suporte para que os estudantes interessados possam fazer vistorias das exigências de acessibilidade em construções e espaços que sejam objeto de investigação por parte do Ministério Público. 

As vistorias deverão ter o suporte de um professor e seguirão os parâmetros da norma ABNT NBR 9050, que trata da acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A proposta do MPSC também prevê que essas vistorias ocorram com base no material de apoio desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) para conferência dos itens da norma. 

Post

Esses e outros detalhes do projeto foram apresentados na reunião. As instituições de ensino agora têm 30 dias para avaliar a proposição do MPSC e responderem se aceitam aderir à parceria. Aquelas que optarem por integrar a projeto firmarão um termo de cooperação técnica com o MPSC. 

O projeto do MPSC surge com base em uma iniciativa já realizada em Laguna. Em contato com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna, Carolina Stolf, a Promotora de Justiça Bruna Gonçalves Gomes deu início ao projeto, que agora será replicado em todo o estado. No encontro desta segunda-feira, Carolina apresentou o funcionamento da parceria na cidade e os resultados alcançados. 

Com a ampliação do projeto, o MPSC busca estimular a experiência prática dos estudantes no tema da acessibilidade, que poderão vivenciar o assunto a partir de situações concretas. O incentivo à cultura do respeito às regras de acessibilidade por parte dos futuros engenheiros e arquitetos do estado é outro objetivo da iniciativa, que também vai gerar impacto social positivo para os cursos, por meio da atividade de extensão universitária. 

Post

Além de Ana Luisa e de Carolina, a reunião desta segunda-feira (21) teve a participação do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, da professora e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luciana Rohde, do reitor da UDESC, Dilmar Baretta, do presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC), Cesar Augusto Lunkes, da coordenadora administrativa da AMPESC, Valquiria Tafner da Cunha, dos conselheiros da AMPESC Everaldo Tiskoski e Expedito Michels, do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Rogério Versage, e do coordenador do curso de Engenharia Civil do IFSC, Elódio Sebem.