Post

Conscientizar crianças e adolescentes em idade escolar a respeito do bullying, combatendo o fenômeno junto com as escolas, diminuindo casos de evasão escolar, demandas de saúde mental e violência nas escolas. Esse é o objetivo do projeto ¿Quiz antibullying: uma proposta lúdica de enfrentamento ao bullying nas escolas¿, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Pinhalzinho. A iniciativa é uma das 19 homologadas para participar da 3ª edição do Prêmio José Daura.  

O projeto está sob responsabilidade da Promotora de Justiça Raquel Marramon da Silveira e conta com a parceria de escolas privadas, municipais e estaduais. O intuito do jogo de perguntas e respostas é tratar de forma lúdica o tema do bullying no ambiente escolar, estimulando o engajamento dos alunos na dinâmica. Além disso, a iniciativa divulga a campanha "Bullying - isso não é brincadeira", do Ministério Público de Santa Catarina, e promove o diálogo a respeito do tema, inclusive sobre o papel da instituição e a noção de responsabilização da criança e do adolescente.  

Neste ano, a iniciativa esteve presente na Escola Centro de Educação Objetivo, em Pinhalzinho, e na Escola de Educação Básica Rudolfo Luzina, em Nova Erechim. No total 190 alunos participaram do quiz. Durante a atividade, os estudantes são divididos em grupos e devem responder a diferentes questões sobre o tema. Para estimular a participação, o grupo que responder de forma mais completa e destacar palavras-chave importantes ganha uma premiação simbólica ao final.   

Post

Nas dinâmicas já realizadas, muitos alunos informaram que não tinham conhecimento a respeito da possibilidade de procurar o MP para tratar de casos de bullying, que desconheciam as noções de ato infracional e de medida socioeducativa, que a dinâmica contribuiu para saberem o que fazer quando identificarem que um colega sofre bullying. 

No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro durante as comemorações do Dia do Ministério Público.  

Prêmio José Daura  

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 3ª edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.   

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial.