Post

O Projeto "Semeando Saúde Única nas Crianças", da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste é um dos 19 projetos homologados para participar da 3ª edição do Prêmio José Daura do MPSC. A iniciativa, criada pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, busca promover a atitude responsável nas crianças em relação ao meio ambiente e a saúde em geral.  

A ideia surgiu a partir das inúmeras denúncias, recebidas todos os meses pela 2ª Promotoria de Justiça, de crimes de maus-tratos a animais, assim como de casos graves envolvendo a degradação do meio ambiente e que, muitas vezes, afetam a saúde humana (como a poluição hídrica). Disso, lembrou-se do conceito de saúde única - a ligação entre cuidados ao meio ambiente, aos animais, e ao próprio ser humano - como um meio de atacar o problema em todas as suas frentes. Pensando em buscar um trabalho preventivo por meio da conscientização das crianças, convocaram-se representantes da Polícia Militar e de entidades de proteção aos animais para falar de "maus tratos a animais", além Médicas Veterinárias para falar de "saúde humana e animal" e de engenheiras ambientais para falar de "cuidados ao meio ambiente" em atividades interativas com alunos da rede municipal de ensino. 

Post

Diante disso, com a implementação do projeto com foco em crianças em idade escolar, foi possível introduzir o conceito de saúde única no ensino fundamental, o que foi essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis.   

Durante a atividade, o Promotor de Justiça, acompanhado dos parceiros (Polícia Militar, entidades de defesa animal, médicos veterinários, engenheiros ambientais, além de representantes da Secretaria de Educação) e da equipe da Promotoria, vai até as escolas do município para conversar com as crianças sobre as práticas de higiene, cuidados com os animais e preservação ambiental para prevenir doenças zoonóticas e outras enfermidades, em três espaços separados e com atividades interativas para cada um dos temas. Além disso, também se fazem atividades práticas, como plantio de árvores no jardim da escola, que promovem a sustentabilidade e a consciência ecológica. Com o projeto, as crianças conseguem aprender sobre a importância de cuidar do meio ambiente, dos animais e de si mesmas, entendendo como essas áreas estão conectadas.    

A iniciativa trouxe resultados positivos para a cidade, como a criação da lei Municipal n. 2.819 que incluiu o tema Saúde Única ao currículo escolar. Além disso, foi criado o Concurso Artístico de Saúde Única no ensino fundamental, que premia os alunos que desenvolvem os melhores trabalhos relacionados à proteção humana, animal e ambiental. Por fim, o projeto também foi apresentado no VII Fórum de Defesa Animal, realizado em Brasília, e replicado, por entidades de proteção animal, em escola do Município de Pato Branco/PR. Desde a implantação, mais de 300 alunos do município já foram sensibilizados.   

No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas do Prêmio José Daura. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro durante as comemorações do Dia do Ministério Público.   

Prêmio José Daura   

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 1° edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.    

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial.